T-Cross ou Pulse? Apesar da grande diferença de preço, quem custa menos oferece mais

fiat pulse s design avaliacao (3)
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Mesmo com preços e outras características diferentes, alguns modelos costumam disputar o mesmo cliente no segmento de SUVs.

Esse é o caso de T-Cross e Pulse , as estrelas do novo comparativo NA.

O utilitário da Volkswagen é o atual líder de vendas em sua categoria, mostrando em diversos aspectos que merece essa posição. Do outro lado, o Fiat entrega um ótimo custo-benefício e oferece até alguns itens que o rival não tem.

Descubra quem leva a melhor!

volkswagen t cross 2025 avaliação na (16)
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A diferença nos preços

O renovado T-Cross 2025 é mais caro que o rival desse comparativo. A versão básica Sense, por exemplo, parte de quase R$ 120 mil, o que equivale às versões intermediárias do Fiat.

Com o mesmo motor 1.0 TSI de 128 cv, o alemão ainda tem as opções 200 TSI e Comfortline, que subiram de preço e agora estão acima de R$ 146 mil e R$ 164 mil, respectivamente.

Enquanto isso, a Highline opta pelo 1.4 TSI de 150 cv e já encostou em R$ 181 mil. Com todos os opcionais disponíveis, o modelo topo de linha custa incríveis R$ 196.250.

Veja os preços do T-Cross 2025:

  • T-Cross Sense 200 TSI – R$ 119.890
  • T-Cross 200 TSI – R$ 146.690
  • T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 164.690
  • T-Cross Highline 250 TSI – R$ 180.690
fiat pulse s design avaliacao (5)
fiat pulse s design avaliacao (5)

Feito para atuar numa faixa mais barata desse segmento, o Pulse Drive é vendido por R$ 106 mil na versão com câmbio manual e R$ 114 mil na opção CVT, sempre com motor 1.3 aspirado de 107 cv.

Esse último conjunto ainda é visto na configuração S-Design, que custa quase R$ 119 mil, um valor que não fica tão longe do Pulse Audace com motor 1.0 turbo de 130 cv, que custa R$ 123 mil.

As maiores diferenças estão na versão Impetus, com o mesmo motor e que sai por R$ 138 mil, ou na Abarth, a topo de linha com motor 1.3 turbo de 185 cv e valor sugerido perto de R$ 152 mil.

Confira quanto custa o Pulse 2025:

  • Pulse Drive 1.3 MT – R$ 105.990
  • Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 113.990
  • Pulse S-Design 1.3 CVT – R$ 118.990
  • Pulse Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 122.990
  • Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 137.990
  • Pulse Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 151.990

VENCEDOR: Pulse.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (18)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (18)

O Pulse oferece mais

Usando como base as versões com preços similares, o primeiro embate ocorre entre o T-Cross Sense (R$ 119.890) e o Pulse S-Design (R$ 118.990). Qual deles oferece mais por esse valor?

O modelo da VW é o único com airbags de cortina, faróis com acendimento automático e regulagem de altura, start/stop, faróis de neblina, volante com ajuste de profundidade e banco traseiro bipartido.

O Fiat é ainda mais equipado, oferecendo câmera de ré, faróis em LED, monitoramento de pressão dos pneus, A/C automático, apoio de braço para o motorista, piloto automático, rodas de liga leve, chave presencial, multimídia com GPS e carregador por indução.

Na outra disputa aparecem o T-Cross Comfortline 200 TSI (R$ 164.690) e o Pulse Abarth (R$ 151.990). É verdade que aqui poderíamos ter colocado o italiano contra o T-Cross 200 TSI, mas preferimos usar uma versão intermediária do VW.

fiat pulse s design avaliacao (10)
fiat pulse s design avaliacao (10)

Essa versão tem apenas ACC, luz traseira de neblina, indicador de fadiga, ajuste de apoio lombar para o motorista e HD interno como itens exclusivos, mesmo custando quase R$ 13 mil a mais.

Enquanto isso, o Pulse tem assistente de farol alto, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, partida remota, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold e Wi-Fi como itens exclusivos.

Em resumo, seja em versões com preços similares ou em outros casos com uma diferença maior no valor da etiqueta, o Pulse é sempre mais equipado.

VENCEDOR: Pulse.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (26)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (26)

Mais motores, mais eficiência

A briga na parte mecânica promete ser boa entre esses rivais. O T-Cross segue com o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, ligado ao câmbio automático de 6 marchas, em quase todas as versões. Ele chega aos 100 km/h em 10 segundos e tem máxima de 192 km/h.

Na versão mais cara, o SUV usa o propulsor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, também com transmissão automática de 6 velocidades. O desempenho melhora, baixando o tempo de 0 a 100 km/h para 8,6 segundos e elevando a máxima para 202 km/h.

Do lado do Pulse, as versões mais baratas continuam com o motor 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm. Ele tem desempenho parecido com câmbio manual de 5 marchas (0 a 100 km/h em 11,7 segundos e máxima de 178 km/h) ou com a transmissão CVT (11,4 segundos e 177 km/h).

Mas a Fiat também tem seus motores mais fortes, como o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. Também associado ao câmbio CVT, ele completa seu 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e alcança uma velocidade final de 189 km/h.

fiat pulse s design avaliacao (9)
fiat pulse s design avaliacao (9)

Finalmente, o Pulse Abarth usa o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas com câmbio automático de 6 marchas. Bem mais divertido ao volante, ele leva apenas 7,6 segundos para atingir 100 km/h e alcança 215 km/h de máxima.

Além do melhor desempenho na versão esportiva, o Pulse também consegue ser mais econômico na opção 1.3 com câmbio manual, chegando a quase 15 km/l na estrada. Mesmo na comparação entre as versões com motor 1.0 turbo de cada lado, o italiano leva a melhor.

Consumo T-Cross 1.0 TSI T-Cross 1.4 TSI Pulse 1.3 MT Pulse 1.3 AT Pulse 1.0 Turbo Pulse Abarth
Cidade – etanol 8,1 8,1 9,0 8,8 8,4 7,1
Cidade – gasolina 11,9 11,7 12,5 12,5 12,1 10,2
Estrada – etanol 9,8 9,8 10,4 10,6 10,2 8,9
Estrada – gasolina 14,1 14,0 14,7 14,5 14,4 12,3

VENCEDOR: Pulse.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (48)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (48)

Quanto espaço, T-Cross!

Aqui é onde vemos a diferença mais clara entre esses modelos, pois o espaço é maior no T-Cross. O modelo da VW é bem maior no comprimento (4,21 x 4,09) e no entre-eixos (2,65 x 2,53), além de empatar na altura (1,57 m) e perder por pouco na largura (1,76 x 1,77).

Dá para dizer que o T-Cross tem um dos melhores aproveitamentos de espaço interno da categoria, especialmente no banco traseiro. Além do conforto extra, ele é o único neste comparativo com saída traseira de ar-condicionado e duas entradas USB, contra apenas uma do rival.

No porta-malas, outra vitória tranquila para o VW. Ele conta com 373 litros, e isso na medição oficial VDA. A Fiat divulga 370 litros no Pulse, mas em litros líquidos. Se fosse na mesma medição do T-Cross, ele teria aproximadamente 320 litros.

Além disso, o T-Cross ainda oferece a possibilidade de reposicionar o encosto da segunda fileira, aumentando a capacidade do compartimento traseiro para 420 litros.

VENCEDOR: T-Cross.

fiat pulse 2024 milazzo santos (3)
fiat pulse 2024 milazzo santos (3)

Quem cobra menos nas revisões?

Com exceção da versão Sense, que tem apenas 1 ano de garantia, o T-Cross é oferecido com 3 anos de cobertura. Esse é o mesmo tempo visto no Pulse, e também o mais comum em nosso mercado.

O grande diferencial oferecido pela Volkswagen é o benefício Revisão de Série, que inclui as versões Comfortline e Highline. Com isso, o custo até os 60.000 km cai para R$ 3,3 mil, enquanto a versão Sense exige mais de R$ 5,7 mil no mesmo período.

Do lado da Fiat, as versões com motor 1.3 do Pulse tem um custo de manutenção de R$ 4,6 mil nas seis primeiras revisões. As configurações 1.0 turbo sobem para R$ 4,8 mil, enquanto a Abarth chega a R$ 5,7 mil.

Revisões T-Cross Sense/200 TSI T-Cross Comfortline T-Cross Highline Pulse 1.3 Pulse 1.0 Turbo Pulse Abarth
10.000 km R$ 786,13 (sem custo) (sem custo) R$ 540,00 R$ 660,00 R$ 760,00
20.000 km R$ 873,92 (sem custo) (sem custo) R$ 616,00 R$ 676,00 R$ 880,00
30.000 km R$ 776,42 (sem custo) (sem custo) R$ 616,00 R$ 764,00 R$ 760,00
40.000 km R$ 1.618,57 R$ 1.618,57 R$ 1.743,63 R$ 1.456,00 R$ 860,00 R$ 1.080,00
50.000 km R$ 776,42 R$ 776,42 R$ 776,42 R$ 584,00 R$ 688,00 R$ 792,00
60.000 km R$ 873,92 R$ 873,92 R$ 873,92 R$ 816,00 R$ 1.196,00 R$ 1.456,00
TOTAL R$ 5.705,38 R$ 3.268,91 R$ 3.393,97 R$ 4.628,00 R$ 4.844,00 R$ 5.728,00

VENCEDOR: T-Cross.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (19)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (19)

O SUV líder no Brasil

A disputa nas vendas fica difícil para qualquer concorrente do T-Cross, afinal estamos falando do atual líder entre os SUVs. Entre janeiro e agosto, foram 46.821 unidades, assumindo com folga o lugar mais alto desse segmento.

Enquanto isso, o Pulse aparece apenas na 11ª posição, com 25.316 emplacamentos até aqui. Para se ter uma ideia da diferença entre eles, o alemão vende mais de 5,8 mil unidades por mês, enquanto o modelo da Fiat fica abaixo das 3,2 mil unidades mensais.

Para piorar a situação do Pulse, ele está quase 6 mil unidades atrás do 10º colocado, que atualmente é o Corolla Cross. Por isso é difícil imaginar que sua posição possa melhorar até o final do ano.

VENCEDOR: T-Cross.

fiat pulse 2024 milazzo santos (2)
fiat pulse 2024 milazzo santos (2)

Conclusão

O que parecia ser uma vitória tranquila do Pulse, que venceu os primeiros quesitos deste comparativo, terminou com um empate entre os dois. E isso deixa nas mãos do consumidor decidir qual modelo é superior.

O T-Cross foi melhor no espaço interno, oferecendo muito mais conforto para os ocupantes e mais espaço para as bagagens. O modelo também oferece revisões mais baratas e é o atual líder de vendas em sua categoria.

Por outro lado, o Pulse é mais barato, tem um nível de equipamentos superior ao rival nas versões com preço similar e ainda oferece motores mais eficientes, com potência na versão Abarth e economia nas configurações de entrada.

volkswagen t cross 2025 avaliação na (7)
volkswagen t cross 2025 avaliação na (7)

Fichas técnicas

T-Cross

Pulse

Preço R$ 119.890 a R$ 180.690 R$ 105.990 a R$ 151.990
Motor 1.0 TSI ou 1.4 TSI 1.3, 1.0 turbo e 1.3 turbo
Potência e torque 1.0T – 128 cv e 20,4 kgfm 1.3 – 107 cv e 13,7 kgfm
1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm
1.4T – 150 cv e 25,5 kgfm 1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas MT5, CVT ou AT6
Aceleração e velocidade máxima 1.0T – 10s e 192 km/h 1.3 – 11,7s/11,4s e 178/177 km/h
1.0T – 9,4s e 189 km/h
1.4T – 8,6s e 202 km/h 1.3T – 7,6s e 215 km/h
Consumo cidade 1.0T – 8,1 km/l (E) e 11,9 km/l (G) 1.3 – 9/8,8 km/l (E) e 12,5 km/l (G)
1.0T – 8,4 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
1.4T – 8,1 km/l (E) e 11,7 km/l (G) 1.3T – 7,1 km/l (E) e 10,2 km/l (G)
Consumo estrada 1.0T – 9,8 km/l (E) e 14,1 km/l (G) 1.3 – 10,4/10,6 km/l (E) e 14,7/14,5 km/l (G)
1.0T – 10,2 km/l (E) e 14 km/l (G)
1.4T – 9,8 km/l (E) e 14 km/l (G) 1.3T – 8,9 km/l (E) e 12,3 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 195/60 R16, 205/50 R17 e 215/50 R17
Medidas comprimento, 4,21 m; altura, 1,57 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,65 m 1.3 e 1.0T – comprimento, 4,09 m; altura, 1,57 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m
1.3T – comprimento, 4,11 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m
Tanque 49 litros 47 litros
Porta-malas 373 litros 370 litros
Peso 1.259 kg a 1.305 kg 1.187 kg a 1.281 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.