Mesmo com preços e outras características diferentes, alguns modelos costumam disputar o mesmo cliente no segmento de SUVs.
Esse é o caso de T-Cross e Pulse, as estrelas do novo comparativo NA.
O utilitário da Volkswagen é o atual líder de vendas em sua categoria, mostrando em diversos aspectos que merece essa posição. Do outro lado, o Fiat entrega um ótimo custo-benefício e oferece até alguns itens que o rival não tem.
Descubra quem leva a melhor!
A diferença nos preços
O renovado T-Cross 2025 é mais caro que o rival desse comparativo. A versão básica Sense, por exemplo, parte de quase R$ 120 mil, o que equivale às versões intermediárias do Fiat.
Com o mesmo motor 1.0 TSI de 128 cv, o alemão ainda tem as opções 200 TSI e Comfortline, que subiram de preço e agora estão acima de R$ 146 mil e R$ 164 mil, respectivamente.
Enquanto isso, a Highline opta pelo 1.4 TSI de 150 cv e já encostou em R$ 181 mil. Com todos os opcionais disponíveis, o modelo topo de linha custa incríveis R$ 196.250.
Veja os preços do T-Cross 2025:
- T-Cross Sense 200 TSI – R$ 119.890
- T-Cross 200 TSI – R$ 146.690
- T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 164.690
- T-Cross Highline 250 TSI – R$ 180.690
Feito para atuar numa faixa mais barata desse segmento, o Pulse Drive é vendido por R$ 106 mil na versão com câmbio manual e R$ 114 mil na opção CVT, sempre com motor 1.3 aspirado de 107 cv.
Esse último conjunto ainda é visto na configuração S-Design, que custa quase R$ 119 mil, um valor que não fica tão longe do Pulse Audace com motor 1.0 turbo de 130 cv, que custa R$ 123 mil.
As maiores diferenças estão na versão Impetus, com o mesmo motor e que sai por R$ 138 mil, ou na Abarth, a topo de linha com motor 1.3 turbo de 185 cv e valor sugerido perto de R$ 152 mil.
Confira quanto custa o Pulse 2025:
- Pulse Drive 1.3 MT – R$ 105.990
- Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 113.990
- Pulse S-Design 1.3 CVT – R$ 118.990
- Pulse Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 122.990
- Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 137.990
- Pulse Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 151.990
VENCEDOR: Pulse.
O Pulse oferece mais
Usando como base as versões com preços similares, o primeiro embate ocorre entre o T-Cross Sense (R$ 119.890) e o Pulse S-Design (R$ 118.990). Qual deles oferece mais por esse valor?
O modelo da VW é o único com airbags de cortina, faróis com acendimento automático e regulagem de altura, start/stop, faróis de neblina, volante com ajuste de profundidade e banco traseiro bipartido.
O Fiat é ainda mais equipado, oferecendo câmera de ré, faróis em LED, monitoramento de pressão dos pneus, A/C automático, apoio de braço para o motorista, piloto automático, rodas de liga leve, chave presencial, multimídia com GPS e carregador por indução.
Na outra disputa aparecem o T-Cross Comfortline 200 TSI (R$ 164.690) e o Pulse Abarth (R$ 151.990). É verdade que aqui poderíamos ter colocado o italiano contra o T-Cross 200 TSI, mas preferimos usar uma versão intermediária do VW.
Essa versão tem apenas ACC, luz traseira de neblina, indicador de fadiga, ajuste de apoio lombar para o motorista e HD interno como itens exclusivos, mesmo custando quase R$ 13 mil a mais.
Enquanto isso, o Pulse tem assistente de farol alto, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, partida remota, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold e Wi-Fi como itens exclusivos.
Em resumo, seja em versões com preços similares ou em outros casos com uma diferença maior no valor da etiqueta, o Pulse é sempre mais equipado.
VENCEDOR: Pulse.
Mais motores, mais eficiência
A briga na parte mecânica promete ser boa entre esses rivais. O T-Cross segue com o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, ligado ao câmbio automático de 6 marchas, em quase todas as versões. Ele chega aos 100 km/h em 10 segundos e tem máxima de 192 km/h.
Na versão mais cara, o SUV usa o propulsor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, também com transmissão automática de 6 velocidades. O desempenho melhora, baixando o tempo de 0 a 100 km/h para 8,6 segundos e elevando a máxima para 202 km/h.
Do lado do Pulse, as versões mais baratas continuam com o motor 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm. Ele tem desempenho parecido com câmbio manual de 5 marchas (0 a 100 km/h em 11,7 segundos e máxima de 178 km/h) ou com a transmissão CVT (11,4 segundos e 177 km/h).
Mas a Fiat também tem seus motores mais fortes, como o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. Também associado ao câmbio CVT, ele completa seu 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e alcança uma velocidade final de 189 km/h.
Finalmente, o Pulse Abarth usa o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas com câmbio automático de 6 marchas. Bem mais divertido ao volante, ele leva apenas 7,6 segundos para atingir 100 km/h e alcança 215 km/h de máxima.
Além do melhor desempenho na versão esportiva, o Pulse também consegue ser mais econômico na opção 1.3 com câmbio manual, chegando a quase 15 km/l na estrada. Mesmo na comparação entre as versões com motor 1.0 turbo de cada lado, o italiano leva a melhor.
Consumo | T-Cross 1.0 TSI | T-Cross 1.4 TSI | Pulse 1.3 MT | Pulse 1.3 AT | Pulse 1.0 Turbo | Pulse Abarth |
Cidade – etanol | 8,1 | 8,1 | 9,0 | 8,8 | 8,4 | 7,1 |
Cidade – gasolina | 11,9 | 11,7 | 12,5 | 12,5 | 12,1 | 10,2 |
Estrada – etanol | 9,8 | 9,8 | 10,4 | 10,6 | 10,2 | 8,9 |
Estrada – gasolina | 14,1 | 14,0 | 14,7 | 14,5 | 14,4 | 12,3 |
VENCEDOR: Pulse.
Quanto espaço, T-Cross!
Aqui é onde vemos a diferença mais clara entre esses modelos, pois o espaço é maior no T-Cross. O modelo da VW é bem maior no comprimento (4,21 x 4,09) e no entre-eixos (2,65 x 2,53), além de empatar na altura (1,57 m) e perder por pouco na largura (1,76 x 1,77).
Dá para dizer que o T-Cross tem um dos melhores aproveitamentos de espaço interno da categoria, especialmente no banco traseiro. Além do conforto extra, ele é o único neste comparativo com saída traseira de ar-condicionado e duas entradas USB, contra apenas uma do rival.
No porta-malas, outra vitória tranquila para o VW. Ele conta com 373 litros, e isso na medição oficial VDA. A Fiat divulga 370 litros no Pulse, mas em litros líquidos. Se fosse na mesma medição do T-Cross, ele teria aproximadamente 320 litros.
Além disso, o T-Cross ainda oferece a possibilidade de reposicionar o encosto da segunda fileira, aumentando a capacidade do compartimento traseiro para 420 litros.
VENCEDOR: T-Cross.
Quem cobra menos nas revisões?
Com exceção da versão Sense, que tem apenas 1 ano de garantia, o T-Cross é oferecido com 3 anos de cobertura. Esse é o mesmo tempo visto no Pulse, e também o mais comum em nosso mercado.
O grande diferencial oferecido pela Volkswagen é o benefício Revisão de Série, que inclui as versões Comfortline e Highline. Com isso, o custo até os 60.000 km cai para R$ 3,3 mil, enquanto a versão Sense exige mais de R$ 5,7 mil no mesmo período.
Do lado da Fiat, as versões com motor 1.3 do Pulse tem um custo de manutenção de R$ 4,6 mil nas seis primeiras revisões. As configurações 1.0 turbo sobem para R$ 4,8 mil, enquanto a Abarth chega a R$ 5,7 mil.
Revisões | T-Cross Sense/200 TSI | T-Cross Comfortline | T-Cross Highline | Pulse 1.3 | Pulse 1.0 Turbo | Pulse Abarth |
10.000 km | R$ 786,13 | (sem custo) | (sem custo) | R$ 540,00 | R$ 660,00 | R$ 760,00 |
20.000 km | R$ 873,92 | (sem custo) | (sem custo) | R$ 616,00 | R$ 676,00 | R$ 880,00 |
30.000 km | R$ 776,42 | (sem custo) | (sem custo) | R$ 616,00 | R$ 764,00 | R$ 760,00 |
40.000 km | R$ 1.618,57 | R$ 1.618,57 | R$ 1.743,63 | R$ 1.456,00 | R$ 860,00 | R$ 1.080,00 |
50.000 km | R$ 776,42 | R$ 776,42 | R$ 776,42 | R$ 584,00 | R$ 688,00 | R$ 792,00 |
60.000 km | R$ 873,92 | R$ 873,92 | R$ 873,92 | R$ 816,00 | R$ 1.196,00 | R$ 1.456,00 |
TOTAL | R$ 5.705,38 | R$ 3.268,91 | R$ 3.393,97 | R$ 4.628,00 | R$ 4.844,00 | R$ 5.728,00 |
VENCEDOR: T-Cross.
O SUV líder no Brasil
A disputa nas vendas fica difícil para qualquer concorrente do T-Cross, afinal estamos falando do atual líder entre os SUVs. Entre janeiro e agosto, foram 46.821 unidades, assumindo com folga o lugar mais alto desse segmento.
Enquanto isso, o Pulse aparece apenas na 11ª posição, com 25.316 emplacamentos até aqui. Para se ter uma ideia da diferença entre eles, o alemão vende mais de 5,8 mil unidades por mês, enquanto o modelo da Fiat fica abaixo das 3,2 mil unidades mensais.
Para piorar a situação do Pulse, ele está quase 6 mil unidades atrás do 10º colocado, que atualmente é o Corolla Cross. Por isso é difícil imaginar que sua posição possa melhorar até o final do ano.
VENCEDOR: T-Cross.
Conclusão
O que parecia ser uma vitória tranquila do Pulse, que venceu os primeiros quesitos deste comparativo, terminou com um empate entre os dois. E isso deixa nas mãos do consumidor decidir qual modelo é superior.
O T-Cross foi melhor no espaço interno, oferecendo muito mais conforto para os ocupantes e mais espaço para as bagagens. O modelo também oferece revisões mais baratas e é o atual líder de vendas em sua categoria.
Por outro lado, o Pulse é mais barato, tem um nível de equipamentos superior ao rival nas versões com preço similar e ainda oferece motores mais eficientes, com potência na versão Abarth e economia nas configurações de entrada.
Fichas técnicas
T-Cross |
Pulse |
|
Preço | R$ 119.890 a R$ 180.690 | R$ 105.990 a R$ 151.990 |
Motor | 1.0 TSI ou 1.4 TSI | 1.3, 1.0 turbo e 1.3 turbo |
Potência e torque | 1.0T – 128 cv e 20,4 kgfm | 1.3 – 107 cv e 13,7 kgfm |
1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm | ||
1.4T – 150 cv e 25,5 kgfm | 1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm | |
Câmbio | Automático de 6 marchas | MT5, CVT ou AT6 |
Aceleração e velocidade máxima | 1.0T – 10s e 192 km/h | 1.3 – 11,7s/11,4s e 178/177 km/h |
1.0T – 9,4s e 189 km/h | ||
1.4T – 8,6s e 202 km/h | 1.3T – 7,6s e 215 km/h | |
Consumo cidade | 1.0T – 8,1 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | 1.3 – 9/8,8 km/l (E) e 12,5 km/l (G) |
1.0T – 8,4 km/l (E) e 12,1 km/l (G) | ||
1.4T – 8,1 km/l (E) e 11,7 km/l (G) | 1.3T – 7,1 km/l (E) e 10,2 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.0T – 9,8 km/l (E) e 14,1 km/l (G) | 1.3 – 10,4/10,6 km/l (E) e 14,7/14,5 km/l (G) |
1.0T – 10,2 km/l (E) e 14 km/l (G) | ||
1.4T – 9,8 km/l (E) e 14 km/l (G) | 1.3T – 8,9 km/l (E) e 12,3 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 195/60 R16, 205/50 R17 e 215/50 R17 |
Medidas | comprimento, 4,21 m; altura, 1,57 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,65 m | 1.3 e 1.0T – comprimento, 4,09 m; altura, 1,57 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m |
1.3T – comprimento, 4,11 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m | ||
Tanque | 49 litros | 47 litros |
Porta-malas | 373 litros | 370 litros |
Peso | 1.259 kg a 1.305 kg | 1.187 kg a 1.281 kg |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!