T-Cross 2023: versões, preços, equipamentos, motor, consumo

VW Tiguan, T-Cross, Jetta, Polo e Virtus GTS ficam mais caros

O segmento onde está o T-Cross 2023, de crossovers e SUVs, é um dos mais acirrados e de maior interesse dos consumidores no mercado brasileiro.

Abaixo, você poderá conferir todas os principais detalhes do novo Volkswagen T-Cross 2023 em sua versão para o mercado brasileiro.

Veja os detalhes do T-Cross 2024.

Veja abaixo tudo sobre o modelo:

T-Cross 2023 – novidades

Em setembro de 2022, a Volkswagen anunciou a chegada do T-Cross 2023. Mas não pense que estamos falando de grandes novidades, pois ele se manteve quase igual ao modelo do ano anterior.

A multimídia VW Play, por exemplo, não aparece mais na versão Comfortline como item de série, o que agora ocorre apenas na Highline. No lugar dela, a marca colocou a mais simples Composition Touch.

Além disso, a versão 200 TSI perdeu o painel Active Info Display, que fica restrito às versões Comfortline e Highline. A boa notícia é que a versão mais barata ao menos manteve o painel de 8 polegadas.

t cross 2020 14

T-Cross 2023 – equipamentos

Segurança: todas as versões do T-Cross 2023 são equipadas de série com airbags frontais, laterais e de cortina, totalizando seis bolsas infláveis, além de controle eletrônico de estabilidade, frenagem pós-colisão e assistente de partida em rampas.

Conforto: no quesito conforto, o modelo pode ser equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e teto solar panorâmico “Sky View” com dois painéis de vidro instalados em mais da metade da área do teto do carro (o dianteiro pode ser aberto eletricamente).

Tecnologia: este ponto é, sem dúvidas, um dos chamarizes do novo T-Cross 2023 no mercado nacional. Entre os equipamentos de série e opcionais (dependendo da versão), há o painel de instrumentos totalmente digital Active Info Display, já disponível na linha do Polo, Virtus, Jetta, Nivus, Taos e Tiguan Allspace.

E por falar em central multimídia, todas as versões do T-Cross são equipadas com o sistema VW Play, de 10,1 polegadas e já conhecido desde a apresentação do irmão menor Nivus 2024.

Ainda entre os recursos, ele tem o sistema Park Assist 3.0, que permite estacionar o carro de forma semiautônoma em vagas paralelas e transversais. No T-Cross, o recurso dispõe ainda da função de freio de manobra.

Há ainda o sistema de som Beats de alta fidelidade, com sete alto-falantes (incluindo um subwoofer no porta-malas) e potência de 300 watts.

t cross 2020 11

Volkswagen T-Cross 2023 – itens de série

Veja abaixo os principais equipamentos de série das versões do novo Volkswagen T-Cross:

VW T-Cross Sense 200 TSI AT 2023: mesmo itens da versão abaixo, menos multimídia, rodas de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e apoio de braço central.

VW T-Cross 200 TSI AT 2023: equipado de série com airbags frontais, laterais e de cortina (seis airbags), painel digital de 8 polegadas, direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme antifurto com comando remoto, vidros com função one touch, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e rack de teto.

VW T-Cross Comfortline 200 TSI AT 2023: oferece ainda ar-condicionado digital, Composition Touch, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro, volante revestido em couro com paddle shifts, detector de fadiga, alavanca de câmbio em couro, porta-luvas refrigerado, monitoramento da pressão dos pneus, porta-malas com sistema “s.a.v.e.” para ajuste de espaço, câmera de ré, rodas de liga-leve de 17 polegadas com fundo cinza, ajuste da lombar no banco do motorista, entre outros.

VW T-Cross Highline 250 TSI AT 2023: agrega VW Play, retrovisor interno eletrocrômico, iluminação ambiente em LED, bancos em couro, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, chave presencial, start/stop, detector de fadiga do motorista, sensor de chuva, entre outros.

volkswagen t cross impressões NA 24

Volkswagen T-Cross 2023 – opcionais

O Volkswagen T-Cross 2023 oferece ainda alguns pacotes opcionais em suas respectivas versões. Confira:

VW T-Cross 200 TSI AT 2023:

  • Pacote Interactive IV – câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, novas rodas de 17 polegadas e pneus 205/55.

VW T-Cross Comfortline 200 TSI AT 2023:

  • Bancos em couro
  • Pacote Sky View II – teto solar panorâmico, sensores de luz e chuva e retrovisor interno eletrocrômico.

VW T-Cross Highline 250 TSI AT 2023:

  • Pintura Bicolor I – retrovisores pintados na cor do teto, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto pintado na cor Preto Ninja.
  • Pintura Bicolor II – retrovisores pintados na cor do teto, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto pintado na cor Cinza Platinum.
  • Pacote Sky View – teto solar panorâmico elétrico.
  • Pacote Tech & Beats – faróis full LED com luz de condução diurna, regulagem automática do farol, Park Assist 3.0 e som Beats com subwoofer.

Volkswagen T-Cross 2023 – preços

Qual preço do T-Cross 2023?

Os preços do novo T-Cross 2023 partem de R$ 114.850. Veja abaixo a tabela completa:

  • Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI AT 2023 – R$ 114.850
  • Volkswagen T-Cross 200 TSI AT 2023 – R$ 136.990
  • Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI AT 2023 – R$ 152.990
  • Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI AT 2023 – R$ 165.990

Volkswagen T-Cross 2023 – motor

Sob o capô, as versões mais em conta do novo T-Cross 2023 são equipadas com o motor 1.0 TSI flex de três cilindros, o mesmo já usado no Polo, Virtus e Golf.

Este propulsor é dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível, bloco e cabeçote feitos em alumínio, entre outros.

Ele consegue desenvolver 116 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 128 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis, disponível a partir de 2.000 giros.

No caso do T-Cross 2023, o 1.0 TSI pode ser associado apenas à transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, com paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha. A tração é sempre dianteira.

Já as variantes topo de linha tem sob o capô o 1.4 TSI flex de quatro cilindros herdado do Golf Highline, também com turbocompressor e injeção direta.

Volkswagen T-Cross 2023 – desempenho e consumo

Conforme informado pela Volkswagen, o novo T-Cross 200 TSI automático atinge os 100 km/h em 9,6 segundos e tem velocidade máxima de 189 km/h.

O consumo é de 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 12 e 14,4 km/l, respectivamente, com gasolina no tanque de combustível.

No caso do T-Cross 250 TSI automático, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e alcança 198 km/l de velocidade máxima. Faz média de 8,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e 11,8 e 14,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

Volkswagen T-Cross 2023 – manutenção e revisão

Assim como acontece com outros modelos da gama, o novo T-Cross 2023 tem o programa “Revisões de Série”. Ele inclui as três primeiras revisões do carro (até três anos ou 30.000 km rodados) sem qualquer custo extra ao proprietário do carro.

Após isso, o custo total das outras revisões do Volkswagen até 60.000 km é de R$ 2.931,64 para os modelos 1.0 TSI e R$ 3.095,45 para o 1.4 TSI.

Veja abaixo os valores de cada revisão das versões 1.0 TSI:

  • 10.000 km – gratuita
  • 20.000 km – gratuita
  • 30.000 km – gratuita
  • 40.000 km – R$ 1.416,72
  • 50.000 km – R$ 712,46
  • 60.000 km – R$ 802,46

Confira também os preços das revisões da versão topo de linha, com motor 1.4 TSI:

  • 10.000 km – gratuita
  • 20.000 km – gratuita
  • 30.000 km – gratuita
  • 40.000 km – R$ 1.511,28
  • 50.000 km – R$ 712,46
  • 60.000 km – R$ 871,71

Volkswagen T-Cross 2023 – ficha técnica

Motor

1.0 TSI

Tipo Dianteiro, Transversal e Bicombustível
Número de cilindros 3 em linha
Cilindrada em cm3 999
Válvulas 12
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima 116/128 cv a 5.500 rpm
Torque Máximo 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão
Tipo Manual ou automática Tiptronic de seis marchas
Tração
Tipo Dianteira
Freios
Tipo Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Direção
Tipo Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga-leve de 16 ou 17 polegadas
Pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.199
Largura (mm) 1.760
Altura (mm) 1.568
Distância entre os eixos (mm) 2.651
Capacidades
Porta-malas (litros) 373
Tanque (litros) 52
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 458
Peso em ordem de marcha (kg) 1252/1292
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,362

Motor

1.4 TSI

Tipo Dianteiro, Transversal e Bicombustível
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1395
Válvulas 16
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima 150 cv a 4.500 rpm
Torque Máximo 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão
Tipo Tiptronic de seis marchas
Tração
Tipo Dianteira
Freios
Tipo Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Direção
Tipo Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga-leve de 17 polegadas
Pneus 205/55 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.199
Largura (mm) 1.760
Altura (mm) 1.570
Distância entre os eixos (mm) 2.651
Capacidades
Porta-malas (litros) 373
Tanque (litros) 52
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 448
Peso em ordem de marcha (kg) 1292
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,364

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.