Tarifaço americano pode impulsionar vendas de carros chineses no Brasil; país é menos restritivo que EUA e Europa

byd porto pernambuco 3
byd porto pernambuco 3

Se a geopolítica e a geologia estivessem trabalhando juntas, presentemente, a placa continental do Brasil estaria bem mais próxima da placa tectônica que sustenta a China.

Com o tarifaço americano contra o Brasil, o setor automotivo nacional deverá ser afetado, mas não somente na importação de veículos (em caso de retaliação) e sim na exportação de motores e componentes para os states, pagando agora 50%.

Na opinião de especialistas, segundo ouvidos por Paula Gama, colunista do UOL , as sanções americanas às exportações brasileiras (o que de fato é) poderão ampliar a presença de carros chineses no mercado nacional.

O consultor automotivo Cássio Pagliarini é categórico: “é um impedimento de importação”. Ele se refere à taxa de 50% sobre as exportações brasileiras ao mercado americano e explica: “Com uma taxa dessas, ninguém consegue competir. Já houve queda de 20% quando a tarifa era de 10%. Com 50%, vai a zero”.

Para o setor automotivo, diferente do agronegócio, perder exportação para os EUA é certamente um grande prejuízo, haja vista que parte disso é proveniente de empresas americanas, sem contar que outras plantas pelo mundo não seriam necessariamente alternativas aos states.

byd fabrica brasil 6
byd fabrica brasil 6

Segundo Pagliarini, a cadeia global será afetada também com o bloqueio de exportações do Brasil. Já do outro lado da moeda, o país pode receber ainda mais atenção por parte da China , seu maior parceiro comercial.

Andrea Weiss, especialista em direito aduaneiro, e Hisayoshi Kameda, especialista em negócios internacionais, acreditam que os chineses estarão cada vez mais presentes no cenário brasileiro.

Weiss comenta: “Mesmo com a retomada gradual do imposto de importação sobre elétricos no Brasil, o país continua sendo visto como uma oportunidade [para os chineses]. Aqui não há uma barreira geopolítica, como nos EUA”.

Kameda pontua que o mercado brasileiro é grande, há demanda por carros mais baratos e não há impedimento geopolítico. Ele diz: “As montadoras chinesas já estão instalando fábricas, centros de pesquisa e traçando planos para fazer do Brasil uma base de exportação regional”.

Todavia, essa exposição à China pode tornar o país mais dependente no parceiro asiático e tornar a competição desigual, uma vez que os custos por lá são mais baixos, enquanto o risco é enorme para as montadoras já instaladas aqui.

As montadoras já disseram que não conseguirão competir com os chineses no mercado nacional com as condições atualmente vigentes.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X