Tecnologia demais? Encostou, quebrou, faliu: Toque leve em SUV elétrico da Rivian pode custar até 21.000 dólares

rivian leve amassada (2)
rivian leve amassada (2)

Uma simples manobra mal calculada pode sair absurdamente cara quando o carro em questão custa mais de 60.000 dólares e vem recheado de sensores, componentes personalizados e peças eletrônicas sensíveis.

Foi exatamente esse o pesadelo vivido por um proprietário de um Rivian R1S nos Estados Unidos, que, ao dar ré, acabou encostando levemente em um caminhão dos Correios.

Agora, ele teme que o SUV elétrico possa até ser considerado perda total.

O relato foi publicado em um fórum da comunidade Rivian no Reddit . Segundo o dono, ele confundiu a sombra do caminhão com a imagem exibida pela câmera de ré e acabou atingindo a traseira do utilitário.

rivian leve amassada (1)
rivian leve amassada (1)

O impacto foi suave, mas o suficiente para trincar a barra de LED traseira e deixar um amassado do tamanho de uma bola de golfe no porta-malas.

Parece pouco? Pode acreditar: não é.

Nos fóruns de proprietários da marca, histórias como essa são cada vez mais frequentes e mostram como qualquer pequeno acidente pode gerar um rombo no orçamento.

Inclusive já postamos aqui no Notícias Automotivas um caso onde uma leve batida levou a uma perda total.

Um caso semelhante com uma picape Rivian R1T, há cerca de um ano, resultou em um orçamento de reparo superior a US$ 21 mil. E tudo isso por conta de um dano localizado no canto da caçamba.

Is it totaled
byu/auptown inRivian

Outro exemplo citado foi de um dono de um R1S que levou um leve toque na coluna traseira e recebeu uma fatura de quase US$ 11 mil. O curioso?

O dano não afetava nem um metro quadrado do carro. Apenas a mão de obra nessa situação custou mais de US$ 2.300.

Há sinais, porém, de que os custos estejam começando a cair. Um incidente muito parecido ocorrido em fevereiro teve reparo estimado em cerca de US$ 7.500.

E em março, um proprietário mostrou como economizou milhares de dólares recorrendo a técnicas de funilaria artesanal e ferramentas de desamassamento sem pintura (o famoso PDR, ou “paintless dent repair”).

Apesar disso, a ansiedade dos proprietários continua.

Mesmo com a alternativa de comprar peças de segunda mão — como a barra de LED traseira — e recorrer a métodos mais baratos, muitos ainda preferem o caminho mais seguro, mas caro: consertar com oficinas certificadas pela própria Rivian.

Nessas, um reparo como esse pode facilmente ultrapassar os US$ 15 mil.

Embora o proprietário que relatou o incidente possa estar sendo um pouco dramático ao sugerir que o carro será “condenado” por um toque tão leve, o caso acende um alerta.

O excesso de tecnologia e o custo elevado de manutenção fazem com que até um pequeno erro de estacionamento vire uma dor de cabeça monumental.

Para quem investe em SUVs elétricos de luxo, o recado é claro: sensores e câmeras podem evitar acidentes — mas quando falham ou são ignorados, o preço a pagar é altíssimo.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.