Tecnologia inédita transforma qualquer carro da Tesla em bateria que alimenta tudo na sua casa

tecnologia tesla carregamento casa (3)
tecnologia tesla carregamento casa (3)

Uma novidade vinda da China promete mudar a forma como os proprietários de Tesla interagem com seus carros e com a rede elétrica.

A Sigenergy, concorrente direta da Tesla no mercado de armazenamento doméstico de energia, lançou um sistema que permite que qualquer veículo da marca de Elon Musk utilize recarga bidirecional — algo que a própria Tesla ainda não oferece oficialmente em toda sua linha.

A tecnologia V2X (vehicle-to-everything) não é exatamente nova, mas ainda é limitada no setor.

Veja também

Ela permite usar a bateria do carro para alimentar equipamentos, abastecer a própria casa (V2H) ou até devolver energia à rede em troca de crédito ou dinheiro (V2G).

tecnologia tesla carregamento casa (1)
tecnologia tesla carregamento casa (1)

Embora já seja comum em algumas montadoras, a Tesla até agora havia restringido a função oficialmente apenas à picape Cybertruck, e mesmo assim, com limitações no sistema Powershare.

O equipamento da Sigenergy combina módulos de baterias de 8 kWh empilháveis, um inversor solar no módulo superior e, como diferencial, um carregador DC bidirecional integrado e compatível com o padrão internacional ISO 15118.

Isso significa que ele consegue não apenas carregar um veículo a até 25 kW em corrente contínua, mas também extrair energia diretamente da bateria do carro para uso doméstico ou comercial.

Nos testes realizados no Canadá pelo empresário e entusiasta Sylvain Juteau, o sistema funcionou com diversos modelos elétricos, incluindo Teslas equipados com porta CCS.

tecnologia tesla carregamento casa (2)
tecnologia tesla carregamento casa (2)

Embora não haja suporte oficial da marca, a recarga bidirecional foi possível na maioria dos casos — apenas alguns veículos interromperam a operação após alguns minutos.

Segundo Juteau, modelos da Ford foram os mais consistentes nos testes, enquanto os da GM apresentaram mais dificuldades.

A grande vantagem sobre o Tesla Powerwall é a integração de funções. Elon Musk chegou a prometer em 2016 que a Powerwall 2 teria carregador integrado, mas isso nunca se concretizou.

A Powerwall 3, lançada recentemente, trouxe avanços em potência e integração com energia solar, mas segue sem essa funcionalidade.

Com a pressão de rivais como a Sigenergy, a Tesla pode ser forçada a acelerar a adoção do V2X em toda a sua linha.

Até lá, essa solução alternativa já oferece a proprietários de Model 3, Model Y e outros modelos a chance de transformar o carro em uma verdadeira usina de energia portátil.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.