Tem problema usar o ar-condicionado com o carro parado, por longos períodos?

escapamento fumaca monoxido carbono
escapamento fumaca monoxido carbono

Será que tem problema ficar dentro do carro parado, com o ar-condicionado ligado, por muito tempo?

Essa questão se aplica a várias ocasiões em que queremos ficar mais confortáveis, especialmente em dias muito quentes.

Por exemplo, depois do almoço, no trabalho, para tirar um cochilo. Ou mesmo durante a noite, quando estamos dirigindo já por muito tempo, e dá aquele sono, pensamos em parar para dormir um pouco com o ar ligado.

Se formos falar a respeito de trazer problemas para o carro, não, isso não irá trazer nenhum problema, pois o carro é feito para suportar uso por longos períodos parado, até mesmo com o ar-condicionado ligado.

Se a temperatura externa estiver muito alta, o carro irá ter o seu sistema de ventilação forçada do motor acionado, reduzindo a temperatura do motor.

O ar-condicionado também tem seu sistema de resfriamento dos componentes, caso se esquentem muito.

O consumo de combustível pode ser um problema, pois vai ter um alto custo, com carros pequenos consumindo entre 1 e 2 litros de combustível por hora, parados com o ar-condicionado ligado, e caminhões e ônibus chegando a 5 litros de óleo diesel gasto por hora.

Então podemos chegar a um custo de até R$ 10 por hora, em carros pequenos e R$ 30 por hora em veículos pesados, bem mais do que custa o uso de um ar-condicionado residencial.

Mas quais serão os problemas que isso pode trazer para a saúde da pessoa que está dentro do carro?

Essa situação em si não deve trazer problemas para a pessoa que tem um carro novo, ou seminovo, sem quaisquer modificações feitas no sistema de escapamento do veículo.

É verdade que, infelizmente, temos visto algumas notícias de pessoas que perderam as suas vidas por ficarem dentro do carro com o ar-condicionado ligado por períodos grandes de tempo.

Isso acontece quando o carro já tem vários anos de uso, ou teve modificações mal feitas no escapamento.

Usar o ar-condicionado com o carro parado parece simples, mas não é tão seguro. Nestas situações, temos riscos com a degradação da qualidade do ar no interior do veículo.

O que mencionamos acima, a respeito de modificações no sistema de escapamento do carro, é o que causou a primeira tragédia que vimos recentemente nos canais de notícias, a respeito daquela BMW onde alguns jovens ficaram durante a madrugada, perdendo a vida.

Os quatro jovens que morreram dentro da BMW na rodoviária de Balneário Camboriú, acabaram sendo vítimas de asfixia por monóxido de carbono. Essa foi a conclusão que a polícia encontrou ao examinar o assunto.

De acordo com a investigação, o vazamento do gás ocorreu por conta de modificações irregulares no sistema de escapamento do veículo.

O carro em questão tinha recebido um sistema de downpipe, que é o nome dado a troca de partes do sistema de escape, para que ele comporte uma maior passagem do fluxo de gases, e o ronco fique mais encorpado.

Carros sem modificações no escapamento, mas que sejam um pouco mais velhos, também podem trazer o mesmo perigo.

E este perigo não é percebido através de cheiros de fumaça, óleo ou gasolina, já que o monóxido de carbono não tem cheiro algum.

Portanto, a conclusão a que chegamos é que se o carro for novo, é possível usar o ar-condicionado por um tempo um pouco mais prolongado com o carro parado, mas mesmo assim, o risco sobre a sua saúde pode ser grande, então recomendamos que ninguém faça isso.

A respeito de dormir com o ar-condicionado ligado, a situação é ainda mais perigosa, pois a pessoa não irá perceber a eventual lenta intoxicação e asfixia pelo monóxido de carbono, com um fim trágico.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.