
A Tesla está finalmente admitindo, mesmo que sem dizer abertamente, que talvez tenha ido longe demais em sua cruzada minimalista.
A empresa começou a vender nos Estados Unidos um retrofit que traz de volta a alavanca de seta para os donos do Model 3, após tê-la eliminado no polêmico facelift conhecido como “Highland”, lançado em 2023.
Mas, como nem tudo vem de graça no mundo de Elon Musk, a brincadeira vai custar US$ 595, o equivalente a cerca de R$ 3 mil.
O acessório já estava disponível na China desde o início do ano, por um preço bem mais acessível, em torno de US$ 350.
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Agora, o item chega ao mercado norte-americano como uma espécie de redenção para uma decisão que irritou boa parte dos donos do Model 3.
A Tesla simplesmente havia substituído as tradicionais alavancas por botões no volante, o que gerou uma avalanche de críticas, memes e reclamações sobre segurança e usabilidade.
A mudança fazia parte de uma série de alterações no Model 3 Highland, que incluiu bancos ventilados, nova dianteira, isolamento acústico aprimorado e uma segunda tela para os passageiros traseiros.
Tudo isso veio junto de cortes de custo que, segundo a própria Tesla, visavam manter o carro competitivo. Só que a remoção da alavanca de seta acabou se tornando um dos símbolos do exagero desse enxugamento.

A pressão dos usuários parece ter surtido efeito. Em janeiro de 2025, com o lançamento do Model Y Juniper — reestilização do SUV — a Tesla trouxe de volta a alavanca de seta como item de fábrica.
Um mês depois, o chefe de engenharia da empresa, Lars Moravy, admitiu em entrevista que “talvez tenhamos tirado coisas demais”, em clara referência à decisão polêmica.
Agora, com o retrofit disponível, qualquer dono de um Model 3 fabricado em 2024 ou 2025 nos Estados Unidos pode agendar a instalação do kit, que inclui a alavanca, o volante e o módulo de controle da coluna de direção.
O processo completo já inclui frete e mão de obra. Curiosamente, o retrofit nos EUA tem cobertura mais ampla do que na China, onde só carros fabricados a partir de fevereiro de 2025 são elegíveis.
Além disso, novos Model 3 produzidos para o mercado norte-americano já começaram a sair de fábrica com a alavanca de seta novamente — inclusive as versões mais básicas, que vinham sofrendo cortes em diversos itens de série.
Isso reforça a ideia de que a Tesla está, mesmo que discretamente, dando um passo atrás.
Para muitos, no entanto, a sensação é de estar pagando por algo que nunca deveria ter sido removido. Afinal, estamos falando de um componente que existe há décadas em todo carro.
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