Apesar de toda a expectativa e do marketing agressivo, o Tesla Cybertruck está longe de ser um sucesso comercial.
Com um visual futurista que divide opiniões e proporções exageradas para diversos mercados, a picape elétrica da Tesla acabou sendo superada até mesmo pela Ford F-150 Lightning em vendas no primeiro semestre de 2025.
Mas a empresa de Elon Musk parece já estar traçando novos caminhos — e uma picape menor está na mesa.
A revelação veio de Lars Moravy, vice-presidente de engenharia da Tesla, durante um encontro com investidores e proprietários na Califórnia.
Questionado sobre a possibilidade de uma picape mais compacta, Moravy foi direto: “Sempre falamos sobre fazer uma picape menor”. Segundo ele, a Tesla reconhece que o tamanho atual do Cybertruck limita sua aceitação global, principalmente fora dos Estados Unidos.
Mais do que atender consumidores em mercados onde o Cybertruck é grande demais, uma nova picape menor poderia também preencher lacunas na linha de produtos da Tesla.
Moravy deu pistas de que o futuro da empresa pode incluir veículos voltados para transporte de mercadorias, não apenas pessoas. “Esse tipo de serviço é útil tanto para pessoas quanto para cargas”, afirmou, em referência à chegada dos robotáxis e a possibilidade de novos formatos de veículos.
Na prática, a Tesla hoje não oferece nenhum veículo verdadeiramente voltado para entregas ou serviços. Muitos de seus carros de assistência técnica ainda utilizam vans pequenas a gasolina, o que contradiz o discurso da marca.
Uma picape de porte médio ou até mesmo uma van elétrica compacta poderia resolver esse problema, expandindo a presença da Tesla em um mercado mais pragmático e menos voltado ao “lifestyle”.
O fracasso comercial do Cybertruck, que perdeu fôlego após o entusiasmo inicial dos fãs da marca, reforça essa necessidade.
Com muitos consumidores enxergando a picape como uma peça de design ousado, mas pouco prática, a Tesla parece pronta para voltar ao básico — assim como fez com o Model Y, que conquistou um público mais amplo onde o Model X falhou.
A nova aposta, portanto, pode ser uma picape com as linhas ousadas do Cybertruck, mas com dimensões mais racionais e foco em funcionalidade. Se vier mesmo, será a chance da Tesla de corrigir o rumo e atender um público que quer eletrificação com mais utilidade e menos excentricidade.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!