A ousada, polêmica e futurista Cybertruck da Tesla parece estar perdendo fôlego nos Estados Unidos.
Dados da S&P Global Mobility revelam que a picape elétrica da Ford, a F-150 Lightning, superou a Cybertruck em registros de novos veículos tanto no mês de março quanto no acumulado do primeiro trimestre de 2025.
A derrota é simbólica e embaraçosa para Elon Musk, que desde 2019 prometia que sua picape revolucionaria o segmento dominado por marcas tradicionais de Detroit.
Em março, a Cybertruck somou 2.170 registros, contra 2.598 da F-150 Lightning. No acumulado do trimestre, a Tesla registrou 7.126 unidades, enquanto a Ford alcançou 7.913.
Embora os números totais de 2024 ainda coloquem a Cybertruck na frente — com 39.442 registros frente aos 32.893 da rival — a tendência é de queda, impulsionada por problemas de qualidade, preços altos e o desgaste de imagem causado pelo próprio Musk.
Lançada oficialmente no fim de 2023, a Cybertruck já acumula oito recalls, incluindo um que afeta mais de 46 mil unidades por risco de desprendimento de painel externo.
E como se isso não bastasse, a versão mais barata da picape só passou a ser oferecida recentemente — e custa nada menos que US$ 71.985, incluindo frete.
Quando foi apresentada, Musk havia prometido um modelo de entrada por menos de US$ 40.000, além de uma versão com autonomia de 800 km. Nenhuma das duas promessas foi cumprida.
Além das falhas técnicas e do preço salgado, a Cybertruck também sofre com um problema mais inusitado: sua associação direta com a figura polarizadora de Elon Musk.
O bilionário, que hoje atua como conselheiro de Donald Trump e dono da rede social X (antigo Twitter), virou um elemento de rejeição para parte dos consumidores.
“A Cybertruck virou alvo fácil, presa no caos causado pelo comportamento infantil e irresponsável de Musk na política”, disse o analista Robby DeGraff, da AutoPacific.
A F-150 Lightning, por outro lado, continua se destacando por oferecer uma proposta mais equilibrada.
Segundo DeGraff, ela atrai compradores que querem uma picape elétrica funcional, robusta e sem o peso das polêmicas ou do visual exagerado. O modelo da Ford parte de US$ 65.190, já com tração integral.
Ainda assim, há quem defenda a Cybertruck com unhas e dentes. Em fóruns online como o Cybertruck Owners Club, a maioria dos donos diz que compraria o modelo novamente, apesar de relatarem experiências negativas no trânsito.
“Já deixei de ter segundos encontros porque descobriram que eu tenho uma Cybertruck”, disse um usuário chamado Tony. “Tudo virou político.”
Mesmo com elogios ao desempenho e à inovação tecnológica, a Tesla agora enfrenta um desafio real: transformar seu projeto mais ousado em um produto confiável e popular.
A fábrica no Texas tem capacidade para produzir até 125 mil unidades por ano, mas Musk já falou em até 500 mil, dependendo da demanda — algo que, no momento, parece cada vez mais distante.
No ranking geral de EVs nos EUA, a Cybertruck sequer entrou no top 10 no mês de março.
Entre as picapes elétricas, ela ainda é a segunda colocada, atrás apenas da F-150 Lightning, mas à frente de rivais como Silverado EV, Rivian R1T, GMC Hummer e Sierra EV.
A Tesla pode ter criado o veículo mais reconhecível do mercado, mas isso não significa que conquistou a preferência do consumidor médio.
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