Tesla Cybertruck tem tampa da caçamba que emperra e solução pode envolver um martelo

cybertruck preta (3)
cybertruck preta (3)

Se a tampa da caçamba da sua Tesla Cybertruck travou — seja aberta ou fechada —, você não está sozinho. Muitos proprietários têm relatado exatamente o mesmo problema.

A frustração aumenta quando se descobre que o manual do proprietário, disponível no site da Tesla , simplesmente ignora a situação.

A palavra “emperrado” sequer aparece no conteúdo, e não há nenhuma seção específica para solução de problemas com a tampa da caçamba. Há, no máximo, algumas instruções relacionadas à capota elétrica.

Diante da ausência de respostas oficiais, os fóruns se tornaram o refúgio dos donos em apuros. No Cybertruck Forum , um usuário contou que o aplicativo da Tesla indicava que a tampa da caçamba estava aberta, quando ela permanecia travada.

tesla cybertruck mansory elongation (5)
tesla cybertruck mansory elongation (5)

A primeira recomendação foi reiniciar o app. Se isso não funcionar, o caminho é utilizar o dispositivo de emergência da tampa da caçamba.

Mas, para isso, é necessário abrir antes a capota elétrica, o que pode ser outro desafio, especialmente após chuva. Diversos relatos apontam que, quando molhada, a Cybertruck pode apresentar falhas nos botões externos responsáveis por essa função.

A solução? Esperar o carro secar.

Em outros casos, o problema é o contrário: a tampa da caçamba simplesmente não fecha. Isso pode ocorrer se o dono usou a Cybertruck como uma picape de verdade e colocou peso em excesso sobre a tampa, causando deformações.

cybertruck preta leilao (2)
cybertruck preta leilao (2)

Um participante do Cybertruck Owners Only contou que bastou subir na tampa para ela entortar como uma colher de plástico. Outro usuário sugeriu uma solução mais rústica: “pegue um martelo e bata nos fechos da tampa”, para que ela volte a se alinhar e feche corretamente.

A Cybertruck tem um sistema de fechamento suave, que exige cuidado ao manusear. A recomendação nos fóruns é levantar a tampa da caçamba com calma e aguardar que o mecanismo finalize o fechamento.

Forçar demais pode atrapalhar o funcionamento do sistema, que já se mostrou sensível.

O manual oficial até fornece instruções para calibrar a capota elétrica caso ela não abra ou feche corretamente, mas repete advertências de segurança com frequência preocupante.

cybertruck banhada a ouro 24k (2)
cybertruck banhada a ouro 24k (2)

“Evite deixar objetos ou partes do corpo entre a tampa e a caçamba durante o fechamento. Isso pode causar danos ou ferimentos graves”, alerta um dos trechos. E esse é apenas um entre vários avisos com a palavra “ferimentos” — que aparece sete vezes apenas na seção da caçamba.

A tal alça de emergência localizada na parte interna da tampa da caçamba também tem uma limitação curiosa: só funciona com o veículo estacionado. O próprio manual informa que ela serve para libertar alguém preso na caçamba, mas apenas quando a Cybertruck está parada.

Em movimento, não há o que fazer — além de torcer para que ninguém esteja mesmo ali, o que, segundo outro alerta, não é permitido.

Se nada funcionar, a única alternativa pode ser levar o veículo para a assistência técnica. Com a liberação do catálogo de peças da Tesla ao público, há a possibilidade de recorrer a oficinas independentes ou até fazer o reparo por conta própria.

Só que até o manual de serviço da picape carrega um detalhe perturbador: ele ainda está em versão de rascunho. A Tesla avisa que, embora o procedimento tenha sido validado, “advertências e precauções podem estar ausentes”.

Para um veículo que levou oito anos para ser desenvolvido, esse tipo de problema — e a forma como é tratado — não transmite exatamente confiança.

E com a desvalorização de mais de 30% em um único ano, a Cybertruck parece colecionar mais dores de cabeça do que elogios. Inclusive quando se trata de algo tão simples quanto abrir ou fechar a tampa da caçamba.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.