Se a tampa da caçamba da sua Tesla Cybertruck travou — seja aberta ou fechada —, você não está sozinho. Muitos proprietários têm relatado exatamente o mesmo problema.
A frustração aumenta quando se descobre que o manual do proprietário, disponível no site da Tesla, simplesmente ignora a situação.
A palavra “emperrado” sequer aparece no conteúdo, e não há nenhuma seção específica para solução de problemas com a tampa da caçamba. Há, no máximo, algumas instruções relacionadas à capota elétrica.
Diante da ausência de respostas oficiais, os fóruns se tornaram o refúgio dos donos em apuros. No Cybertruck Forum, um usuário contou que o aplicativo da Tesla indicava que a tampa da caçamba estava aberta, quando ela permanecia travada.
A primeira recomendação foi reiniciar o app. Se isso não funcionar, o caminho é utilizar o dispositivo de emergência da tampa da caçamba.
Mas, para isso, é necessário abrir antes a capota elétrica, o que pode ser outro desafio, especialmente após chuva. Diversos relatos apontam que, quando molhada, a Cybertruck pode apresentar falhas nos botões externos responsáveis por essa função.
A solução? Esperar o carro secar.
Em outros casos, o problema é o contrário: a tampa da caçamba simplesmente não fecha. Isso pode ocorrer se o dono usou a Cybertruck como uma picape de verdade e colocou peso em excesso sobre a tampa, causando deformações.
Um participante do Cybertruck Owners Only contou que bastou subir na tampa para ela entortar como uma colher de plástico. Outro usuário sugeriu uma solução mais rústica: “pegue um martelo e bata nos fechos da tampa”, para que ela volte a se alinhar e feche corretamente.
A Cybertruck tem um sistema de fechamento suave, que exige cuidado ao manusear. A recomendação nos fóruns é levantar a tampa da caçamba com calma e aguardar que o mecanismo finalize o fechamento.
Forçar demais pode atrapalhar o funcionamento do sistema, que já se mostrou sensível.
O manual oficial até fornece instruções para calibrar a capota elétrica caso ela não abra ou feche corretamente, mas repete advertências de segurança com frequência preocupante.
“Evite deixar objetos ou partes do corpo entre a tampa e a caçamba durante o fechamento. Isso pode causar danos ou ferimentos graves”, alerta um dos trechos. E esse é apenas um entre vários avisos com a palavra “ferimentos” — que aparece sete vezes apenas na seção da caçamba.
A tal alça de emergência localizada na parte interna da tampa da caçamba também tem uma limitação curiosa: só funciona com o veículo estacionado. O próprio manual informa que ela serve para libertar alguém preso na caçamba, mas apenas quando a Cybertruck está parada.
Em movimento, não há o que fazer — além de torcer para que ninguém esteja mesmo ali, o que, segundo outro alerta, não é permitido.
Se nada funcionar, a única alternativa pode ser levar o veículo para a assistência técnica. Com a liberação do catálogo de peças da Tesla ao público, há a possibilidade de recorrer a oficinas independentes ou até fazer o reparo por conta própria.
Só que até o manual de serviço da picape carrega um detalhe perturbador: ele ainda está em versão de rascunho. A Tesla avisa que, embora o procedimento tenha sido validado, “advertências e precauções podem estar ausentes”.
Para um veículo que levou oito anos para ser desenvolvido, esse tipo de problema — e a forma como é tratado — não transmite exatamente confiança.
E com a desvalorização de mais de 30% em um único ano, a Cybertruck parece colecionar mais dores de cabeça do que elogios. Inclusive quando se trata de algo tão simples quanto abrir ou fechar a tampa da caçamba.
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