Tesla “deleta” alavanca de seta e agora vende kit para a instalar de volta — por R$ 1.900

tesla kit seta (1)
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A Tesla acaba de iniciar a venda de um novo acessório para o Model 3 na China — e, curiosamente, não é nenhum novo recurso high-tech ou inovação de ponta.

Trata-se de algo que já foi padrão em praticamente todos os carros modernos: a alavanca de seta.

Sim, o componente que a marca havia removido no controverso facelift do Model 3 “Highland” agora está de volta — mas apenas como item opcional, pago, e exclusivo da China (pelo menos por enquanto).

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Lançado em 2023, o Model 3 atualizado eliminou a alavanca física de seta e a substituiu por botões no volante. A mudança foi duramente criticada, mesmo que alguns condutores tenham se adaptado ao novo sistema.

A justificativa da Tesla sempre foi focada em design minimalista e redução de custos, mas a decisão nunca caiu bem entre entusiastas e motoristas comuns.

tesla kit seta (2)
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A virada de chave parece ter ocorrido após o lançamento do Model Y “Juniper”, em janeiro de 2025, que trouxe de volta a alavanca tradicional. Pouco tempo depois, em entrevista, o engenheiro-chefe da Tesla, Lars Moravy, admitiu: “Talvez tenhamos deletado demais”.

Agora, a empresa está oferecendo uma solução para os donos de Model 3 Highland na China. Por 2.499 yuans (cerca de R$ 1.800), é possível realizar o retrofit com uma nova alavanca instalada no volante.

Mas há condições: o serviço só está disponível para veículos produzidos após 7 de fevereiro de 2025. Modelos anteriores ainda não são compatíveis, embora a Tesla diga que o retrofit será liberado “em breve” para essas unidades também.

O processo inclui a substituição do volante completo e seus componentes, o que exige agendamento prévio em um centro de serviço da Tesla.

tesla model 3+1
tesla model 3+1

A empresa alerta que não se responsabiliza por tentativas de instalação feitas por conta própria, e o serviço também não é reembolsável após a finalização. Os componentes originais devem ser devolvidos para compensar parte do custo.

Por ora, a novidade está restrita à China. Mesmo mercados asiáticos como Hong Kong e Singapura ficaram de fora.

No entanto, dado o histórico recente da Tesla de lançar itens primeiro no país asiático antes de levá-los a outros mercados, é bem possível que o retrofit da alavanca de seta chegue a outros países em breve — especialmente nos EUA, onde a resistência à remoção desse recurso básico também foi grande.

Seja como for, o retorno do componente mais “básico” do volante mostra que, às vezes, ouvir os clientes ainda é a melhor inovação.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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