A Tesla está vivendo um verdadeiro colapso no mercado canadense em 2025. A fabricante de carros elétricos registrou uma queda de impressionantes 67% nas vendas durante o primeiro semestre do ano.
O número por si só já assusta: apenas 9 mil veículos foram registrados entre janeiro e junho. Mas o cenário fica ainda mais dramático quando comparado ao mesmo período de 2024, quando a marca entregou mais de 26 mil unidades, segundo dados da S&P Global Mobility.
Parte da culpa, sem dúvida, recai sobre o próprio CEO da Tesla, Elon Musk. Suas declarações públicas, especialmente nas redes sociais, têm causado incômodo crescente entre os consumidores canadenses.
Em fevereiro, após declarações polêmicas do ex-presidente Donald Trump sobre a possibilidade de anexar o Canadá como o 51º estado norte-americano, Musk publicou no X (antigo Twitter) que “o Canadá não é um país de verdade”.
A postagem foi apagada depois, mas o estrago já estava feito.
De acordo com uma pesquisa recente da J.D. Power, apenas 13% dos consumidores canadenses em busca de um carro elétrico disseram que considerariam um Tesla — um tombo considerável em relação aos 29% registrados anteriormente.
A imagem da marca sofreu um baque evidente.
Mas o problema vai além das redes sociais. O cenário político e econômico também não ajudou. O programa de incentivos canadense para veículos elétricos (iZEV) foi congelado em janeiro, afetando o mercado como um todo.
As mudanças no programa provincial Roulez Vert, em Quebec, incluindo uma pausa nas operações entre fevereiro e março, também contribuíram para o esfriamento das vendas de EVs no país — que caíram 32% no geral.
No entanto, mesmo dentro desse contexto, a Tesla se destacou negativamente. A montadora decidiu aumentar significativamente os preços de seus modelos no Canadá.
Em fevereiro, o Model Y já havia ficado mais caro. Em abril, com a imposição de uma tarifa retaliatória de 25% sobre veículos fabricados nos EUA, os preços explodiram.
O Model Y chegou a custar até 84.990 dólares canadenses. Agora, mesmo com o preço ajustado para 64.990, ainda está acima dos 59.990 cobrados no início do ano. O Model 3 também não escapou da inflação: saltou de 54.990 para 79.990.
Com tantos fatores pesando contra, a Tesla parece ter perdido o rumo no Canadá. Entre gafes do CEO, decisões comerciais impopulares e políticas públicas desfavoráveis, o que era um mercado promissor se transformou em um campo minado.
E se a marca de Elon Musk não reagir rápido — e com humildade —, pode ter perdido de vez a confiança dos consumidores canadenses.
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