A Tesla começa a sentir os efeitos jurídicos de suas promessas ousadas sobre o Full Self Driving, ou FSD.
A montadora de Elon Musk foi condenada em um processo de arbitragem a reembolsar um cliente nos Estados Unidos em US$ 10 mil, além de arcar com as custas legais do caso.
A decisão reconheceu que a empresa induziu o consumidor ao erro ao vender um sistema que, apesar do nome, ainda está longe de ser uma tecnologia de direção totalmente autônoma.
Esse caso específico pode abrir um precedente importante, já que a Tesla tem promovido o FSD há anos como uma solução avançada e quase independente, mesmo com diversas limitações técnicas e exigências legais.
Para muitos clientes, a realidade do produto acabou sendo muito diferente das expectativas geradas no momento da compra.
E a situação não se limita ao território americano. Na França, autoridades de defesa do consumidor notificaram a Tesla por práticas comerciais enganosas relacionadas ao mesmo sistema.
A empresa tem agora quatro meses para corrigir sua comunicação e práticas de venda, sob risco de sanções financeiras.
Ainda assim, a Tesla segue apostando no Full Self Driving como um atrativo para novos compradores.
Como parte de uma nova oferta comercial, a marca está oferecendo financiamento com 0% de juros na compra de um Cybertruck novo, desde que o cliente também adquira o pacote FSD.
A promoção visa manter o interesse pela tecnologia, mesmo diante das controvérsias.
Enquanto isso, outros dados indicam que a empresa enfrenta desafios também nas vendas globais. Mesmo com o lançamento da versão atualizada do Model Y e grandes descontos aplicados na China, a Tesla viu suas entregas caírem no segundo trimestre de 2025.
Apesar de todos esses contratempos, os entusiastas do FSD continuam na expectativa de melhorias futuras.
O sistema já passou por diversas atualizações e, segundo Elon Musk, está em constante desenvolvimento.
Mas até que se torne verdadeiramente autônomo, a Tesla provavelmente continuará enfrentando questionamentos legais e pressão por mais transparência em relação ao que o FSD realmente entrega.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!