
A Tesla já está acostumada com problemas jurídicos e agora enfrenta mais um processo, desta vez vindo da Austrália.
A ação movida na Corte Federal do país acusa a Tesla Motors Australia de exagerar na autonomia de seus EVs, fazer promessas não cumpridas sobre recursos de direção autônoma e vender veículos afetados por casos de frenagem fantasma.
Esse último problema, a frenagem fantasma, já tem um histórico longo nos modelos da Tesla e tem sido alvo de outras ações judiciais ao redor do mundo.
Na semana passada, um tribunal alemão classificou o sistema Autopilot como “defeituoso” e “inadequado para uso normal” devido a falhas recorrentes relacionadas a esse problema.

No caso australiano, o escritório de advocacia JGA Saddler descreve a frenagem fantasma como um fenômeno perigoso que pode assustar motoristas e passageiros e, em casos mais graves, causar acidentes com risco de ferimentos graves ou até mesmo mortes.
Além disso, a diretora do JGA Saddler, Rebecca Jancauskas, critica a Tesla por vender seu tão prometido sistema Full-Self Driving sem cumprir as expectativas estabelecidas para a tecnologia.
Ela também afirma que muitos modelos vendidos na Austrália não conseguem atingir nem 75% da autonomia anunciada e acredita que a Tesla já tem conhecimento dessas falhas há anos, mas não tomou medidas para corrigi-las ou compensar os proprietários afetados.
A advogada espera que o processo pressione todas as montadoras de veículos elétricos a serem mais transparentes em suas campanhas de marketing, cumprirem suas promessas e garantirem que seus produtos sejam seguros e confiáveis.

A ação coletiva está aberta a qualquer pessoa que tenha comprado ou alugado um Tesla Model 3 ou Model Y equipado com o sistema Tesla Vision desde maio de 2021. Ainda não se sabe quantos proprietários já aderiram ao processo, mas as acusações refletem um crescente descontentamento com as práticas da montadora.
A Tesla tem sido alvo de diversas polêmicas relacionadas à forma como anuncia seus recursos tecnológicos. O Full-Self Driving, por exemplo, é vendido como um sistema avançado de assistência ao motorista, mas ainda não atinge a plena autonomia prometida.
Já a autonomia exagerada dos EVs foi tema de várias reclamações em diferentes mercados, com testes reais muitas vezes mostrando números inferiores aos divulgados pela marca.
Agora, resta saber como a Tesla responderá ao processo na Austrália e se novas ações judiciais surgirão em outros países.

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