
A Tesla finalmente chegou ao mercado automotivo indiano, um destino que Elon Musk batalhou durante muito tempo para conseguir entrar sem produzir localmente, dada a pesada carga tributária local.
Exportar para a Índia é quase impossível, já que o imposto de importação no país asiático pode chegar a 100% em caso de veículos e a Tesla queria driblar essa tarifa elevada para chegar aos consumidores indianos.
Agora, finalmente, a Tesla consegue acessar o mercado interno da Índia, mas pagando tarifa de importação tão elevada que faria o atual governo americano sorrir maliciosamente…
Em Mumbai, a primeira loja da Tesla abriu e com ela o Model Y chega com preço de 6 milhões de rúpias indianas ou US$ 70.000, por exemplo.
Essa variante do Model Y é com tração traseira, enquanto a versão Longe Range sai por 6,8 milhões de rúpias indianas ou US$ 79.000.
Isso já dá uma ideia de como o Tesla Model Y poderia chegar ao Brasil, onde tais valores convertidos em real chegam a R$ 387,8 mil e R$ 439,5 mil, respectivamente.
Obviamente, existem custos extras de importação e tributação conforme o destino, sendo no caso brasileiro, um mercado com direção à esquerda, no padrão do mercado americano.
Na Índia, a direção é a “inglesa” como no Japão e Austrália, exigindo efetivamente a produção do Model Y nessa configuração.
A origem do Model Y vendido na Índia é a China, onde o crossover elétrico é feito em Xangai, já que os custos são bem menores para atenuar os efeitos tributários indianos.
Duas unidades chinesas foram exibidas ao público local e a Tesla prometeu a rede Supercharger começando por Mumbai e Nova Deli.
Em Mumbai, Isabel Fan, diretora regional da Tesla, comentou: “Estamos aqui para criar o ecossistema, para investir na infraestrutura necessária, incluindo a infraestrutura de carregamento”.
Fan finalizou: “Estamos construindo de 0 a 100. Levará tempo para cobrir o país inteiro.”
[Fonte: Reuters]

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