A Tesla irá revelar finalmente o tão aguardado Robotaxi e será no dia 10 de outubro em um evento no estúdio Warner Bros, na cidade de Burbank, na Califórnia.
Elon Musk deve mostrar um protótipo que pode não ser o modelo final, mas ainda assim um vislumbre do que o usuário americano encontrará nas ruas.
Um analista de mercado e também acionista da Tesla, revelou o que esperar do Robotaxi. Adam Jones trabalha na Morgan Stanley e disse que o carro terá uma condução autônoma FSD de versão 12.5 ou equivalente.
É esperado que o evento tenha atrações paralelas, como o robô Optimus ou alguma versão da Cybertruck, já que Jones explicou: “Lembramos aos investidores que tais eventos visam atingir múltiplos propósitos, incluindo recrutamento, marketing e educação do consumidor”.
Como será o carro? Muito provavelmente o Robotaxi será um monovolume com grande espaço interno e porta-malas generoso. O foco é a mobilidade urbana e sem motorista, ainda que a Tesla tenha homologado o veículo como tendo um motorista a bordo.
Elon Musk e a Tesla não vão se arriscar a colocar um carro 100% autônomo e arcar com as consequências em caso de acidente. O caso da Cruise da GM já deu uma mostra do que acontece em caso de falha da tecnologia.
Todavia, pode ser que o Robotaxi seja vendido como um pacote a ser adicionado aos Model 3 e Y, por exemplo. Nesse caso, permitiria que os clientes atuais dispusessem de seus carros as funcionalidades do Robotaxi para alugarem seus veículos.
Para um serviço regular de aluguel, o Robotaxci demandará uma enorme frota que pode encalhar, mas Musk parece bem-disposto a ter o carro autônomo para um transporte regular nos grandes centros.
Na Califórnia, o uso dos túneis do projeto Boring pode ser uma opção, mas somente após o Robotaxi, é que a Tesla finalmente estará livre para apostar no compacto de US$ 25.000.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!