Tesla ganhou US$ 1 bilhão sem precisar vender carros em 2023

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Já presente em mercado próximo, no caso do Chile , a Tesla hoje é uma máquina de fazer dinheiro, mas sabemos que nem sempre foi assim e muito menos se aproximou de seu valor de mercado atual na maior parte de sua curta existência.

Além de carros elétricos e ações, a Tesla ganha dinheiro vendendo exatamente o resultado de ter somente carros elétricos em eu portfólio e os clientes não são pessoas comuns, mas outros fabricantes de veículos.

Trata-se de créditos regulatórios de emissão zero, que desde 2009, deu à Tesla um montante de US$ 9 bilhões ou R$ 44,5 bilhões, sendo que apenas em 2023 foram US$ 1,179 bilhão ou R$ 5,84 bilhões, em conversão direta.

É um montante importante para a Tesla, que vende esses créditos para montadoras que não conseguem cumprir suas metas de emissão e assim contabilizam as emissões negativas de carros vendidos da marca americana como se fossem seus.

Com esses créditos de carbono, a Tesla ganha um bom dinheiro sem fazer nada, exceto produzir e vender seus carros, mas como gera um excedente enorme de créditos, a montadora de Elon Musk pode vendê-los para quem não cumpre as emissões.

Todavia, essa renda “extra” da Tesla deve diminuir muito nos próximos anos, segundo Zachary Kirkhorn, CFO da marca. Ele alertou: “Não administramos o negócio presumindo que os créditos regulatórios contribuirão de forma significativa para o futuro”.

Isso é devido ao avanço da eletrificação entre as montadoras “clientes” da Tesla, que assim reduzem a dependência de comprar créditos da empresa, por gerarem suas novas gamas elétricas de modo a cumprir as metas de emissão.

Essa é uma consequência do avanço chinês sobre a Europa, motivando os fabricantes a reduzirem mais rapidamente seus volumes de carros a combustão e aumentar a quantidade de elétricos produzidos.

É uma receita que a Tesla deve perder no futuro, especialmente após 2035, quando praticamente todos os fabricantes estarão fazendo somente elétricos ou carros com emissão zero.

[Fonte: Autoblog ]

 

 

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X