
A Tesla deu um passo concreto rumo à realização de um dos seus projetos mais ambiciosos: o serviço de transporte por aplicativo com veículos autônomos.
A companhia iniciou discretamente a primeira fase de operação do seu serviço de ride-hailing, disponível por enquanto apenas para funcionários nas regiões de Austin, no Texas, e da Baía de São Francisco, na Califórnia.
O anúncio foi feito em uma publicação discreta na rede social X, sinalizando a transição da Tesla de desenvolvedora de software de condução autônoma para operadora de serviços de mobilidade.
Na publicação, a empresa informou: “O serviço de ride-hailing FSD Supervisionado já está ativo para um grupo inicial de funcionários em Austin e na Bay Area.”

A ideia, ao que tudo indica, é criar concorrência para gigantes como Uber e Lyft, utilizando a tecnologia Full Self-Driving (FSD) que já equipa modelos como o Model S e o Model Y.
A Tesla divulgou um pequeno vídeo mostrando o funcionamento do serviço: o funcionário solicita a corrida por meio de um aplicativo com um botão destacado “Pick Me Up”.
Um Model Y chega para buscá-lo, e dentro do carro, ainda acompanhado por um motorista de segurança humano, o usuário interage com a tela traseira para confirmar seu nome, destino e o tempo estimado de chegada, antes de iniciar a viagem com um simples toque.
Segundo a Tesla, o serviço já completou mais de 1.500 viagens, percorrendo cerca de 24.000 quilômetros desde seu lançamento interno.
O programa é chamado de Robotaxi, enquanto o termo Cybercab deve designar um futuro veículo 100% autônomo e especialmente desenvolvido para essa finalidade.

Essa iniciativa está alinhada com documentos obtidos pela Bloomberg, que mostram que a Tesla já havia solicitado no ano passado uma licença de operador de transporte junto à Comissão de Serviços Públicos da Califórnia.
Esse tipo de licença é necessário para operar legalmente frotas de transporte de passageiros e inclui requisitos de regulamentação sobre motoristas humanos, como licença de condução válida e exames toxicológicos.
Atualmente, a Tesla possui permissão para testar veículos autônomos com motoristas de segurança na Califórnia, mas ainda não pode operar veículos totalmente sem condutor em vias públicas.
Mesmo assim, a novidade mostra um avanço consistente, o que surpreende considerando o histórico de prazos otimistas, e muitas vezes não cumpridos, de Elon Musk.
Musk já sugeriu que uma versão paga do serviço Robotaxi poderia ser lançada publicamente já em junho de 2025.
FSD Supervised ride-hailing service is live for an early set of employees in Austin & San Francisco Bay Area.
We’ve completed over 1.5k trips & 15k miles of driving.
This service helps us develop & validate FSD networks, the mobile app, vehicle allocation, mission control &… pic.twitter.com/pYVfhi935W
— Tesla AI (@Tesla_AI) April 23, 2025
Embora um lançamento nacional em larga escala ainda deva demorar, o programa interno para funcionários torna cada vez mais plausível a ideia de uma estreia limitada nos próximos meses.
Se a Tesla realmente conseguir cumprir essa promessa, pode transformar mais uma vez a indústria de transportes — assim como já fez com os carros elétricos — e abrir caminho para uma nova era de mobilidade urbana.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!