
A Tesla decidiu lançar na Europa uma versão básica do Model 3 como resposta à queda nas vendas, mas com um detalhe curioso que não passou despercebido: o modelo europeu tem rádio FM, item que foi cortado nos Estados Unidos.
A diferença pode parecer irrelevante à primeira vista, mas levanta questões sobre as estratégias de corte de custos da marca.
Nos EUA, só os Model 3 Premium — e versões superiores — contam com rádio, enquanto as versões de entrada sequer oferecem o tradicional sintonizador FM.
Nem rádio AM, nem digital, e nem mesmo uma opção paga: o rádio foi eliminado como medida de economia.
Veja também

De acordo com um estudo de 2023, a Tesla consegue economizar entre US$ 50 e US$ 70 por carro ao remover o rádio, principalmente porque evita o custo de blindar o sistema contra interferências do motor elétrico.
Na Europa, a versão Standard segue a mesma linha de simplificação do modelo norte-americano, mas ainda inclui o tal rádio FM — e até rádio digital em alguns mercados.
Na Alemanha, o Model 3 básico é vendido por €36.990, cerca de R$ 230 mil, com autonomia de 532 km no ciclo WLTP, contra os 629 km da versão Premium de €44.990.
A aceleração de 0 a 100 km/h sobe para 6,2 segundos, enquanto o modelo mais caro faz o mesmo em 5,2 segundos.

A lista de cortes vai além do rádio: as rodas de liga leve dão lugar a aros de aço com calotas de plástico, o acabamento dos bancos passa a ser de tecido simples e o sistema de som tem apenas sete alto-falantes em vez de nove.
Sai também a tela traseira, o volante com ajuste elétrico, os bancos traseiros aquecidos e até a iluminação ambiente.
Outro corte que afeta o conforto está na suspensão: a versão Standard usa amortecedores passivos, mais simples e menos eficientes que os ajustáveis por frequência da versão Premium.
O teto panorâmico de vidro foi mantido, mas em um toque de ironia, no Model Y Standard — vendido no Reino Unido por £41.990 — o teto é coberto internamente como forma de lembrar o comprador de que ele economizou demais.
Apesar das limitações, o Model 3 Standard europeu tenta oferecer o essencial da experiência Tesla por um valor mais competitivo, mirando em um público que prioriza o custo-benefício.
Por enquanto, essa versão mais enxuta ainda não está disponível no Reino Unido, ficando restrita ao mercado europeu continental.
Com a crescente concorrência entre elétricos acessíveis, a Tesla parece testar os limites do que o consumidor está disposto a abrir mão — até mesmo de algo tão básico quanto um rádio.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










