Tesla não desistiu de carro de US$ 25 mil, segundo Elon Musk

tesla 6 milhões 2
tesla 6 milhões 2

Uma publicação da Reuters , citando fontes anônimas da Tesla, indica que a montadora de carros elétricos de Elon Musk teria desistido de seu modelo compacto de US$ 25 mil, um carro citado como “Model 2” e destinado às massas, cujos codinomes externos e internos seriam H422 e NV91. O foco seria o Robotáxi.

Diante da notícia, a Tesla viu suas ações caírem 5% e Elon Musk reagiu, dizendo que a publicação mentiu e que os planos para o carro de US$ 25 mil continuam em vigor. Todavia, em 2022, o próprio cancelou o projeto do carro barato, retomado em 2023.

A resposta de Musk fez suas ações se recuperarem, mas levantou uma questão no ar. Até que ponto a Tesla está mesmo comprometida com seu carro de US$ 25 mil? Pessoalmente, Elon gosta do Robotáxi e só foi convencido a fazer o carro de entrada para que este sustentasse financeiramente o projeto.

O sonho de Musk é ver o Robotáxi pelo mundo, mas hoje a condução autônoma é um assunto que regiões como a União Europeia e mesmo nos EUA, tratam como controversa. É difícil imaginar os governos liberando uma tecnologia que, se baseada no FSD, indicaria que os usuários serão novas “cobaias” desenvolvedoras.

Por melhor que seja, o Robotáxi não se sustenta sem um modelo de produção. É como aqueles carros de categorias de competição que precisam ter um número vendido no mercado automotivo.

Então, desistir do carro de US$ 25 mil seria um desastre para o Robotáxi. Mas, por que desistir? Considerando que as fontes estejam certas, o único motivo para fazê-lo seria a guerra de preços na China.

Lá, os preços até 300.000 yuans estão levando os fabricantes estrangeiros à ruína numa guerra interminável que também está minando as marcas chinesas.

Todavia, acima disso, existe um mar de tranquilidade, com marcas de luxo continuando a ganhar muito dinheiro por lá. Não é de hoje que Audi, BMW, Mercedes e, especialmente, Porsche, são fábricas de dinheiro e elas ganham em qualquer lugar.

Estaria a Tesla mudando para um cenário premium de modo a garantir lucros com sua gama atual? Carros baratos são conhecidos por terem menor margem de lucro, mas Musk já avisou acionistas que poderia vender seus carros atuais sem lucro, faturando sobre a venda de aplicações.

Isso eliminaria a necessidade de um carro de massa, pois seus Model 3 e Y já atenderiam esse público a preço de custo. Cortando-se as tecnologias básicas de um Tesla como esses, o preço alcançaria certamente o patamar citado.

De todo modo, a Tesla também é acusada de promover sua própria guerra de preços com descontos abundantes nos EUA, de modo a combater os grandes fabricantes e, por que não, seus apoiadores (UAW e revendedores). Imagine ele fazendo isso com “preços de fábrica”…

No entanto, para fazer um carro de US$ 25 mil, Elon e outros da Tesla já disseram que o sistema será revolucionário para cortar pela metade os custos. Poucos acreditam que isso seja possível e, se não for, provavelmente o artigo terá sido um vislumbre do futuro.

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X