No admirável novo mundo de Elon Musk, a Tesla tem papel fundamental e uma das coisas mais impressionantes é, sem dúvidas, o que foi mostrado ao público durante a apresentação dos veículos autônomos Cybercab e Robovan, o robô humanoide Optimus.
Com avanço impressionante no desenvolvimento do Tesla Optimus, Musk mostrou ao público presente uma série de unidades do robô, que não apenas andam, mas executam inúmeros movimentos, indo desde danças em um palco até servir bebidas como barman’s.
A proposta do Tesla Optimus, segundo Musk, é ser um ajudante doméstico e amigável, com custo variando inicialmente entre US$ 20.000 e US$ 30.000, porém, Elon salienta que a elevada produção reduzirá enormemente os custos do robô e ele será acessível às massas.
No evento, o Optimus interagiu com os convidados, andando no meio deles e entregando presentes, com movimentos que imitam razoavelmente bem o ser humano e também suas reações, o que realmente impressionou os presentes no local.
As capacidades do Optimus vistas no evento da Tesla também mostram que o robô humanoide pode ir muito além de um ajudante doméstico, que num vídeo mostrado, limpava mesa, servia bebidas, brincava com a família e pegava correspondências.
Uma das questões relacionadas com o Optimus é sua capacidade de trabalho, uma vez que protótipos já foram filmados na linha de produção da Tesla e a possibilidade de emprego em massa dessa máquina não seria nada estranho, vindo da marca.
Numa das cenas do vídeo de apresentação da Tesla, um funcionário se aproxima por trás e fala algo ao Optimus. Se o robô não expusesse partes que num humano seria vitais, poderíamos crer em uma pessoa vestida como um robô.
As interações chegaram ao nível do diálogo entre presentes e as unidades do Optimus, com grande compreensão de palavras e reações por parte da IA presente no robô.
Além dele e dos dois novos Teslas, a marca mostrou ainda várias unidades dos Model 3 e Y rodando sem motorista, supostamente já usando a condução autônoma do Cybercab.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!