O Tesla Optimus é outra aposta de Elon Musk ao lado dos carros da marca americana e está evoluindo rápido em desenvolvimento, usando o processador de alta potência do sistema FSD usado nos automóveis.
O Optimus é um robô humanoide que Musk está aprontando para vender aos montes, ainda que ressalte que inicialmente ele será “subestimado” pelo mercado mundial.
Ainda assim, Elon prevê vendas entre 10 e 20 milhões de unidades do Optimus, que teria preço em torno de US$ 20 mil.
Desde o início do projeto, Musk afirma que o robô foi criado para fazer tarefas repetitivas e “chatas”, sendo agora mostrado com movimentos mais rápidos e precisos.
Num vídeo postado no X, a Tesla mostra o Optimus separando objetos de cores diferentes em bandejas com cores correspondentes, como um selecionador de produtos numa linha de produção.
Isso mostra que, na prática, o Optimus substituirá muitos trabalhadores humanos, especialmente em tarefas que não exigem complexidade como nesse caso.
Optimus can now sort objects autonomously 🤖
Its neural network is trained fully end-to-end: video in, controls out.
Come join to help develop Optimus (& improve its yoga routine 🧘)
→ https://t.co/dBhQqg1qya pic.twitter.com/1Lrh0dru2r
— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) September 23, 2023
Com a meta de 10 a 20 milhões, o Optimus pode impactar em alguns setores, mas ao mesmo tempo, Musk olha para um assistente doméstico, já que o robô não só anda, mas até faz yoga…
No vídeo, pode-se ver o equilíbrio alcançado pelo Optimus em exercícios físicos que muitos humanos teriam dificuldades.
A ideia de um robô doméstico, como nos Jetsons é realmente tentadora e para algumas empresas, ter um quadro funcional com um grupo de robôs, também deve ser algo a considerar.
Na própria Tesla, o Optimus já foi mostrado manipulando peças na linha de produção da montadora, mas Elon não comenta sobre possivelmente completar o quadro de funcionários com robôs.
De qualquer forma, isso seria um caminho natural para o Optimus, operando na própria Tesla, mas a imagem da empresa como geradora de empregos, especialmente nos EUA, seria enormemente manchada se chegar a milhares de unidades.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!