
A Tesla adiou a produção de seu robô humanoide Optimus e irá refazer seu design, visto que Milan Kovac, vice-presidente sênior responsável pelo programa, saiu da empresa americana, provocando um atraso considerável no projeto de robô pessoal de Elon Musk.
O design do Optimus ainda não seria adequado para a operação dos robôs em fábricas da Tesla, obviamente um dos propósitos do robô humanoide, que não servirá somente para dançar, servir bebidas ou limpar a casa.
Inúmeros robôs Optimus podem substituir o mesmo contingente de trabalhadores humanos e isso daria à Tesla uma importante redução em custos de mão de obra, já que os robôs não precisarão ser pagos, muito menos tirar férias, mantendo a produção sempre em alta.
Todavia, mesmo com a produção adiada, a capacidade produtiva para cumprir as metas de Elon Musk já teria sido atingida, com o bilionário apontando de 5 mil a 10 mil unidades fabricadas ainda em 2025.
Pelo que se sabe, o adiamento será de dois meses e Ashok Elluswamy, vice-presidente sênior de direção autônoma, teria assumido a posição de Kovac na Tesla. Segundo o site AInvest obteve mais informações de fontes próximas da montadora americana.
A Tesla não teria declarado explicitamente que reduzirá os pedidos de peças para robôs, segundo duas fontes de fornecedores, mas aguardaria a conclusão dos ajustes de design do Optimus antes de um novo plano de produção em massa e retomada das compras.
Musk declarou recentemente nas redes sociais que a nova versão do Optimus apresentou melhorias significativas em relação à segunda geração do robô, revelada em 2023, e agora inclui interação por voz com a tecnologia Grok.
A expectativa inicial de Musk era que o Optimus chegasse ao mercado com preço médio de US$ 20 mil, algo um tanto alto, já que seria o mesmo que um carro de entrada no mercado americano. Seja como for, vamos esperar por essa nova versão do famoso robô.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!