Tesla prometeu que os donos de seus carros lucrariam com direção autônoma, mas quem está lucrando agora é ela mesma

tesla atualizacao model s x (1)
tesla atualizacao model s x (1)

Depois de anos prometendo que seus clientes poderiam transformar seus carros em fontes de renda, a Tesla finalmente estreou seu tão esperado serviço de robotáxi — mas com um detalhe que deixou muita gente irritada: quem lucra com o sistema, por enquanto, é apenas a própria montadora.

A empresa começou a cobrar US$ 4,20 por corrida em Austin, no Texas, enquanto os donos que pagaram até US$ 15 mil pela função Full Self-Driving (FSD) seguem sem retorno algum.

O software de direção autônoma da Tesla vem sendo vendido desde 2016 com a promessa de que, um dia, os veículos poderiam operar sozinhos e gerar dinheiro para os proprietários enquanto eles estivessem no trabalho, dormindo ou curtindo as férias.

Elon Musk chegou a dizer que os carros seriam capazes até de cruzar os Estados Unidos sozinhos. Nada disso aconteceu até hoje.

tesla atualizacao model s x (2)
tesla atualizacao model s x (2)

O lançamento do serviço em Austin, batizado de robotáxi, é bem mais modesto do que se imaginava. Apenas cerca de dez carros estão circulando, todos com um funcionário da Tesla no banco do passageiro e operadores remotos de prontidão para qualquer imprevisto.

Apesar disso, a empresa já cobra pelas viagens, algo que concorrentes como Waymo e Cruise só fizeram após longos períodos de testes sem cobrança.

A cobrança de US$ 4,20 por viagem chamou atenção pelo número simbólico — uma referência recorrente de Musk —, mas a real polêmica está no fato de que os clientes da Tesla ainda não podem usar a função que compraram com esse mesmo objetivo.

Ou seja, o sistema é bom o suficiente para gerar receita para a Tesla, mas não para ser liberado a quem já pagou por ele.

tesla atualizacao model s x (7)
tesla atualizacao model s x (7)

Musk afirmou em 2019 que os carros da Tesla seriam ativos que se valorizariam com o tempo graças à direção autônoma.

Em vez disso, os donos agora assistem à montadora lucrar com um sistema incompleto, com geofencing, horários restritos e presença obrigatória de supervisão humana.

A promessa de que os veículos se tornariam autônomos de forma instantânea com uma simples atualização de software ainda não se concretizou.

E enquanto isso não acontece, os primeiros a acreditarem na visão da Tesla são justamente os que mais têm motivos para se sentir enganados.

[Fonte: Electrek ]



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.