Tesla quer testar Autopilot na Índia — e escolhe as cidades mais caóticas do planeta para isso

tesla fsd
tesla fsd

Mesmo com controvérsias legais passadas (e presentes), a Tesla continua apostando firme em seu sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD) e na suíte Autopilot nos Estados Unidos.

A tecnologia já evoluiu a ponto de, em algumas áreas aprovadas, um Tesla Model Y ser capaz de se entregar sozinho ao cliente.

Agora, Elon Musk mira além das fronteiras americanas, e um novo movimento da empresa indica que o próximo campo de testes é um dos mais desafiadores do planeta: a Índia.

Veja também

Segundo informações compartilhadas por um usuário da plataforma X, conhecido como Teslasti Basti, a Tesla abriu vagas de emprego para operadores de veículos Autopilot em Mumbai e Delhi — duas das cidades com maior caos urbano do mundo.

tesla fsd boneco teste (4)
tesla fsd boneco teste (4)

Por lá, o problema não é apenas o tráfego de veículos: pedestres, motos, bicicletas, tuc-tucs, animais e uma infinidade de situações imprevisíveis colocam à prova até os motoristas mais experientes, quanto mais um sistema de condução automatizada.

O anúncio da vaga não exige muito além do óbvio: carteira de motorista válida, boas habilidades de direção e muita atenção aos detalhes.

O trabalho envolve dirigir um veículo protótipo da Tesla entre cinco e oito horas por dia, em turnos rotativos (inclusive aos fins de semana), coletando e reportando dados para ajudar no treinamento do FSD.

Há também bônus para horários noturnos ou de fim de tarde, o que sugere que a empresa quer testar o sistema sob diferentes condições de tráfego e luminosidade.

tesla autopilot fsd
tesla autopilot fsd

Ainda não está claro se a Tesla pretende lançar oficialmente o FSD na Índia ou se o objetivo é apenas coletar dados locais para refinar a próxima versão do software.

Mas, de qualquer forma, é uma jogada ousada. A empresa sabe que para que o sistema seja realmente robusto e global, ele precisa aprender a lidar com os cenários mais extremos — e nenhum lugar representa isso melhor que as ruas de Mumbai e Delhi.

Coincidência ou não, Elon Musk anunciou recentemente que a nova versão do Full Self-Driving, chamada de FSD V14, está prestes a ser lançada.

O novo software terá uma rede neural dez vezes maior, com mais parâmetros e comportamento mais “humano” ao dirigir, além de reduzir os alertas de segurança excessivos que incomodam os usuários hoje.

tesla fsd neve
tesla fsd neve

Se a Tesla conseguir fazer o Autopilot sobreviver ao trânsito caótico da Índia, talvez o FSD esteja realmente próximo de ser o que Musk sempre prometeu: um motorista robô mais confiável que um ser humano.

Mas por enquanto, vai precisar enfrentar vacas no meio da rua, motoristas que ignoram semáforos e cruzamentos onde quem buzina mais alto tem a preferência.

Boa sorte, Tesla.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.