
Mesmo com controvérsias legais passadas (e presentes), a Tesla continua apostando firme em seu sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD) e na suíte Autopilot nos Estados Unidos.
A tecnologia já evoluiu a ponto de, em algumas áreas aprovadas, um Tesla Model Y ser capaz de se entregar sozinho ao cliente.
Agora, Elon Musk mira além das fronteiras americanas, e um novo movimento da empresa indica que o próximo campo de testes é um dos mais desafiadores do planeta: a Índia.
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Segundo informações compartilhadas por um usuário da plataforma X, conhecido como Teslasti Basti, a Tesla abriu vagas de emprego para operadores de veículos Autopilot em Mumbai e Delhi — duas das cidades com maior caos urbano do mundo.

Por lá, o problema não é apenas o tráfego de veículos: pedestres, motos, bicicletas, tuc-tucs, animais e uma infinidade de situações imprevisíveis colocam à prova até os motoristas mais experientes, quanto mais um sistema de condução automatizada.
O anúncio da vaga não exige muito além do óbvio: carteira de motorista válida, boas habilidades de direção e muita atenção aos detalhes.
O trabalho envolve dirigir um veículo protótipo da Tesla entre cinco e oito horas por dia, em turnos rotativos (inclusive aos fins de semana), coletando e reportando dados para ajudar no treinamento do FSD.
Há também bônus para horários noturnos ou de fim de tarde, o que sugere que a empresa quer testar o sistema sob diferentes condições de tráfego e luminosidade.

Ainda não está claro se a Tesla pretende lançar oficialmente o FSD na Índia ou se o objetivo é apenas coletar dados locais para refinar a próxima versão do software.
Mas, de qualquer forma, é uma jogada ousada. A empresa sabe que para que o sistema seja realmente robusto e global, ele precisa aprender a lidar com os cenários mais extremos — e nenhum lugar representa isso melhor que as ruas de Mumbai e Delhi.
Coincidência ou não, Elon Musk anunciou recentemente que a nova versão do Full Self-Driving, chamada de FSD V14, está prestes a ser lançada.
O novo software terá uma rede neural dez vezes maior, com mais parâmetros e comportamento mais “humano” ao dirigir, além de reduzir os alertas de segurança excessivos que incomodam os usuários hoje.

Se a Tesla conseguir fazer o Autopilot sobreviver ao trânsito caótico da Índia, talvez o FSD esteja realmente próximo de ser o que Musk sempre prometeu: um motorista robô mais confiável que um ser humano.
Mas por enquanto, vai precisar enfrentar vacas no meio da rua, motoristas que ignoram semáforos e cruzamentos onde quem buzina mais alto tem a preferência.
Boa sorte, Tesla.
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