
Por muito tempo, eles eram o que havia de Tesla no mundo, formando uma dupla que atraía olhares e o dinheiro de consumidores de bom poder aquisitivo, ávidos por novidades. Agora, o interesse acabou…
Os Tesla Model S e X já não estão mais no catálogo da marca americana no mercado europeu, embora ainda existam estoques com as últimas unidades do sedã elegante e do crossover estiloso.
Há 12 anos, o Model S chegou ao velho continente, ainda que discretamente, com montagem feita até na Holanda, mas logo ele começou a emplacar, especialmente na Noruega, o reino gelado do carro elétrico.
Recebendo a companhia do Model X algum tempo depois, o sedã e o irmão com asas de falcão resumiam o que a Tesla tinha a oferecer na época, mas com a chegada do Model 3 e depois do Model Y, eles começaram a perder importância.
Com a produção na Alemanha, a Tesla passou a forrar os mercados da Europa com a dupla de menores, inclusive com importação da China, reforçando a meta de se tornar líder em elétricos no continente.
Não se sabe exatamente quantos foram vendidos no mercado europeu desde sua chegada, mas os Model S e X estão relegados a segundo plano na estratégia da Tesla, com 23.275 unidades no primeiro semestre.
Esse volume, por si só, já parece bem pequeno, mas fica ainda menor ao se descobrir que faz parte desse volume, a Cybertruck e o caminhão Semi, por exemplo.
Concentrando as forças nos Model 3 e Y, a Tesla vai deixando o tempo de se encarregar do fim dos grandalhões da marca, em especial do Model X.
Com a mais recente versão do Model Y de sete lugares, numa carroceria mais longa, feita na China, o Model X não faz mais sentido para muitos.
Quando essa variante chegar ao mercado americano e deve, o Model X será provavelmente convidado a se retirar ou seguirá até um fim certo em 2030.
[Fonte: Auto Plus]

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