
Tesla, Rivian e outras montadoras de veículos elétricos nos Estados Unidos estão vendo bilhões de dólares em receita evaporarem após o governo Trump encerrar oficialmente o mercado de créditos de emissão.
A medida faz parte do recém-aprovado “Big Beautiful Bill”, que traz mudanças profundas para o setor de eletrificação no país.
Entre elas está a remoção do crédito fiscal federal para a compra de veículos elétricos a partir de 30 de setembro, além do fim da aplicação de penalidades a montadoras que não atingirem metas de eficiência de combustível.
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A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) deixou de emitir cartas de conformidade para fabricantes que violam os padrões de economia de combustível.

Antes, essas empresas tinham duas opções: pagar multas ou adquirir créditos de montadoras que possuíam excedente, como Tesla, Rivian e Lucid.
Sem a aplicação de penalidades, o mercado de créditos foi automaticamente encerrado. Muitas montadoras tinham acordos de compra em andamento, mas após a aprovação da nova lei, esses contratos ficaram em suspenso.
A ZETA (Zero Emission Transportation Association), associação que reúne fabricantes de veículos elétricos, entrou com uma petição na Corte de Apelações dos EUA para obrigar a NHTSA a retomar a emissão das cartas.

Em documento anexado à ação, Christopher Nevers, diretor de políticas públicas da Rivian, afirmou que a decisão já causou um impacto financeiro direto:
“A empresa não consegue finalizar seus acordos de crédito devido à decisão da NHTSA, resultando em uma perda de US$ 100 milhões (cerca de R$ 540 milhões) em receita.”
A Rivian não espera mais gerar receita com créditos CAFE neste ano.
Apesar de várias empresas de EVs dependerem dessa receita, a Tesla é a mais prejudicada.
Nos últimos quatro trimestres, a montadora de Elon Musk reportou quase US$ 2,5 bilhões (R$ 13,5 bilhões) em receita global com créditos regulatórios, representando uma parcela relevante de seu lucro líquido no período.

Estimativas indicam que até metade desse valor veio de vendas nos Estados Unidos.
Um porta-voz da NHTSA declarou que a agência retomará a emissão das cartas após revisar os padrões CAFE:
“A NHTSA está focada em corrigir os padrões de economia de combustível para tornar os carros mais acessíveis novamente. Quando esse processo for concluído, voltaremos a emitir cartas de conformidade.”
No entanto, há grande ceticismo sobre se isso realmente acontecerá durante o governo Trump.
Enquanto isso, analistas alertam que a medida pode desacelerar ainda mais os planos de eletrificação nos EUA, enquanto outros mercados globais seguem avançando em ritmo acelerado.
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