Tesla Semi pega fogo e fecha rodovia americana por horas

tesla semi fogo 1
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Talvez os fabricantes de baterias de carros elétricos tenham encontrado a fórmula perdida do “fogo grego”, arma de dissuasão do Império Romano do Oriente, usado durante séculos e até hoje, quimicamente não reproduzido.

A cada acidente envolvendo um carro ou caminhão elétrico, como no caso deste Tesla Semi, as autoridades públicas ficam cada vez mais alarmadas com as potenciais consequências de um incêndio de veículo elétrico.

Em Sacramento, capital da Califórnia, um acidente envolvendo o caminhão elétrico de Elon Musk paralisou a rodovia Interstate 80, que corta os EUA de leste a oeste. A suspensão do tráfego de veículos se deu poor horas e o motivo foi o que decorreu da colisão.

O Tesla Semi colidiu contra árvores nas margens da I-80 e o motorista não se feriu, além disso, o cavalo mecânico da marca americana, não estava com semirreboque, minimizando os danos.

tesla semi fogo 2
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Todavia, após a batida, iniciou-se o fogo e com ele a fumaça, considerada altamente tóxica. Além do fogo que não se extingue fácil, daí lembrar dos escritos sobre o fogo grego, a fumaça também pode matar.

Por conta disso, a famosa Patrulha Rodoviária da Califórnia, imortalizada no seriado de TV CHiPs, fechou a I-80 por horas, de modo a evitar a contaminação de pessoas e animais que estejam sendo transportados na via.

A coluna de fumaça do Semi incendiado pode ser vista há quilômetros de distância e os repórteres que foram cobrir o acidente, foram obrigados a ficar bem distantes do local. Até mesmo os helicópteros de TV tiveram que manter distância.

O acidente ocorreu às 3h16 e até as 9h ainda emitia gases tóxicos, o que se torna até pior que um acidente envolvendo caminhões de produtos químicos ou combustíveis, o que os bombeiros já estão mais que treinados.

No caso de veículos elétricos, o “fogo grego” das baterias de lítio ainda precisa de tempo e muita, mas muita água para ser debelado. Se isso não bastasse, agora existem os gases perigosos…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X