
Se a pessoa está buscando um carro elétrico usado, lá nos Estados Unidos, os modelos da Tesla certamente já passaram pelo seu radar.
E com a recente queda nos preços dos EVs — puxada, em parte, pelos cortes agressivos da própria Tesla — o mercado de usados da marca se tornou uma alternativa ainda mais atraente.
Mas como quase tudo envolvendo a Tesla, o processo tem lá suas controvérsias.

Um dos principais atrativos da compra direta com a Tesla está nas garantias oferecidas: vários Model 3 e Model Y de primeira geração disponíveis no estoque da marca estão sendo vendidos com cobertura de bateria e unidade motriz válida até setembro ou outubro de 2028, ou até 160.000 milhas (cerca de 256.000 km), o que vier primeiro.
E ainda há veículos que contam com uma garantia adicional de 1 ano ou 10.000 milhas (16.000 km) oferecida pela própria Tesla no momento da revenda.
Por outro lado, o processo de compra exige um grau elevado de confiança — para não dizer fé. Isso porque a Tesla exige o pagamento de um depósito não reembolsável de US$ 500 antes mesmo de você ver o carro.

E não estamos falando de ver pessoalmente: você nem mesmo verá fotos reais do veículo antes de fechar negócio. Tudo que o comprador tem acesso são descrições padronizadas no site.
Além disso, é cobrada uma taxa de transporte que pode variar de algumas centenas até alguns milhares de dólares, dependendo da localização.
Um dos exemplos mais baratos no estoque atual da Tesla é um Model 3 com tração traseira, listado por US$ 19.000.
Outro Model 3 da mesma configuração, ano 2021, aparece por US$ 19.800.

Embora também venha com a garantia até 2029, o anúncio informa que o veículo foi “reparado” — sem qualquer especificação sobre o tipo de reparo.
O mesmo acontece com três Model Ys listados no site da Tesla: todos são veículos que passaram por reparos e vêm com a mesma cobertura de 1 ano/10.000 milhas e garantia de bateria até 2028.
Vale lembrar que esses reparos não são necessariamente um problema — muitos podem envolver consertos menores ou estéticos, mas a ausência de transparência dificulta para o consumidor saber exatamente no que está se metendo.
A Tesla, até o momento, não detalha o histórico de serviço nem oferece acesso ao laudo de reparo.

Comprar direto da Tesla pode ser, sim, uma opção interessante, especialmente para quem valoriza a tranquilidade de uma boa garantia e quer evitar os riscos da negociação entre particulares.
Mas também exige disposição para lidar com um processo de compra pouco transparente e uma certa tolerância à ideia de comprar “às cegas”. Se você é do tipo que precisa ver, tocar e dirigir antes de decidir, talvez seja melhor procurar outras alternativas no mercado.

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