De acordo com a Chevrolet, o novo Corvette ZR1 está equipado com um motor V8 de 5,5 litros com virabrequim plano e dois turbocompressores, capaz de entregar oficialmente 1.064 cavalos de potência e 114,5 kgfm de torque.
Esses números, por si só, já impressionam bastante. O modelo acelera de 0 a 96 km/h em apenas 2,3 segundos e percorre o quarto de milha em 9,6 segundos, cruzando a linha a 241 km/h.
No entanto, parece que esses dados oficiais podem ser mais conservadores do que a realidade.
A Paragon Performance, um preparador localizado em Waukee, Iowa, foi um dos primeiros a colocar as mãos em um exemplar do novo ZR1.
Ainda completamente original, o carro foi levado ao dinamômetro para uma medição inicial de potência, e os resultados foram surpreendentes: 1.028 cavalos e 116 kgfm de torque nas rodas traseiras.
Isso significa que, levando em conta as perdas típicas entre o motor e o chão — estimadas em algo entre 10% e 15% — o novo ZR1 pode estar entregando algo entre 1.130 e 1.182 cavalos reais no virabrequim, com torque na casa de 128 a 139 kgfm.
Esses dados mudam completamente o patamar de desempenho do Corvette ZR1. Caso confirmados, ele se posiciona não apenas como um superesportivo, mas como um verdadeiro hipercarro.
E não para por aí: vale lembrar que o mesmo motor LT7 equipa a versão ainda mais extrema, o Corvette ZR1X, que além do V8 biturbo incorpora um motor elétrico de 186 cavalos no eixo dianteiro.
Com essa combinação, o ZR1X poderia facilmente ultrapassar a marca de 1.350 cavalos de potência, elevando ainda mais o potencial dinâmico da linha Corvette.
Obviamente, resultados de dinamômetro podem variar significativamente, dependendo do equipamento utilizado, da calibragem, da temperatura ambiente, da altitude e até do tipo de combustível.
Portanto, embora esses números sejam impressionantes, seria necessário reunir dados de múltiplos testes, em diferentes condições, para cravar com certeza a potência real do novo Corvette ZR1.
Ainda assim, o que já foi visto é suficiente para deixar claro que a engenharia da Chevrolet criou algo verdadeiramente especial.
A adição dos turbocompressores a um motor de giro alto e concepção inspirada em competição revelou-se uma combinação poderosa.
O som característico, o comportamento explosivo em acelerações e a resposta ao acelerador deixam claro que o Corvette ZR1 não é apenas mais um esportivo americano, mas uma obra-prima moderna do desempenho automotivo.
Em resumo, a Chevrolet pode até ter anunciado números “oficiais” mais modestos, mas quem colocar um ZR1 na garagem estará levando para casa muito mais do que os dados de catálogo sugerem.
Trata-se de um modelo com força para rivalizar com ícones europeus que custam o dobro ou o triplo — um verdadeiro muscle car com alma de hipercarro.
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