Se você é dono de um Toyota RAV4, é melhor ficar atento: o SUV está no centro de uma ação judicial que acusa a montadora de vender veículos com tetos solares panorâmicos que podem explodir repentinamente.
O processo, movido por uma proprietária do modelo, alega que o vidro do teto pode se estilhaçar sem aviso, colocando em risco motoristas e passageiros.
A ação foi inicialmente aberta em 2023 por dois donos do modelo, mas um deles, Jeffrey Takili, acabou desistindo do processo após consertar o problema com a ajuda do seguro.
Já a outra autora, Arecely Gamez, decidiu seguir com o caso. E com bons motivos: segundo ela, o teto solar do seu RAV4 estourou apenas um mês após a compra.
Depois de pagar uma franquia de US$ 500 para substituir o vidro, o novo teto solar também quebrou pouco tempo depois — e lá se foi mais uma franquia de US$ 500.
O processo afirma que os tetos solares panorâmicos da Toyota têm “propensão a estilhaçar espontaneamente” devido a falhas nos materiais, no processo de fabricação ou até na própria estrutura do carro.
A denúncia cita ainda que a montadora “não conseguiu resolver os desafios técnicos envolvidos” nesse tipo de teto.
A Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) já recebeu diversas reclamações sobre tetos solares quebrando repentinamente em RAV4s.
Muitos motoristas descreveram o som como um “tiro”, tamanha a violência com que o vidro se despedaça. Apesar disso, até agora, a Toyota não anunciou recall ou medida corretiva oficial.
O juiz federal Dale A. Drozd estabeleceu o prazo de 5 de setembro de 2025 para que os advogados da autora solicitem a certificação da ação como processo coletivo. Um julgamento preliminar está agendado para 23 de março de 2027.
A expectativa é que mais donos do modelo se manifestem nos próximos meses, o que pode fortalecer o caso e pressionar a Toyota a responder publicamente sobre o problema.
Por enquanto, o silêncio da montadora só aumenta o desconforto — e a insegurança — de quem dirige um RAV4 com teto panorâmico.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!