Tiida 1.8 Flex: melhor agora (não escolha o automático)

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O Nissan Tiida Flex chegou ao mercado faz pouco tempo, há cerca de um mês, agora em abril de 2009.

Agora ele tem uma qualidade imprescindível para vender bem no Brasil, aceitar ambos os combustíveis que utilizamos.

Além disso, ele tem preços interessantes, que começam em pouco mais de 51.000 reais, sem eventuais descontos que podem baixar ainda mais o valor.

Na outra ponta da linha está a versão SL do Tiida , super completa, custando 60.680 reais de tabela. O motor 1.8 passa a entregar 126 cavalos de potência, um aumento pequeno. O torque é bom, de 17,5 kgfm.

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Mas a revista Auto Esporte comentou que quando o Tiida é equipado com câmbio automático, você não tem as respostas que imaginava que um carro de 126 cavalos entregaria.

A caixa tem apenas quatro marchas, e mesmo estando na estrada, a mais de 100 por hora, o ponteiro das rotações oscila muito.

Aí o motorista tem a sensação de que não está muito no controle.

É claro que muitas qualidades fazem com que o Tiida ainda valha uma consideração da parte de quem quer comprar um hatch médio. Seus bancos são bem confortáveis e o interior tem um silêncio agradável.

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O piloto automático passou a ser de série, e os itens de segurança também são abundantes.

Apenas fique esperto, não escolha a versão com câmbio automático.

Nissan Tiida Flex – ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, transversal, 1.8 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas; flex álcool e/ou gasolina; refrigeração a água; aspirado; acelerador eletrônico (drive by wire)
Diâmetro x curso 84 x 81,1 mm
Cilindrada 1.798 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 125 / 5.200 (gasolina) 126 / 5.200 (álcool)
Potência específica 69,5 cv/l (gasolina) 70,0 cv/l (álcool)
Peso potência 9,9 kg/cv (álcool)
Torque máximo (kgfm / rpm) 17,5 / 4.800 (gasolina) 17,5 / 4.800 (álcool)
Taxa de compressão 9,9
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial

TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 6 marchas; tração dianteira

DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira; elétrica com assistência variável
Diâmetro mínimo de giro 10,6 m

SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais

FREIOS
Dianteiros discos ventilados
Traseiros tambores com ABS

RODAS / PNEUS
6,0J x 16″ polegadas, em liga leve / 195/55 R16

TANQUE DE COMBUSTÍVEL
52 litros

CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
289 litros

DIMENSÕES
Comprimento total 4.295 mm
Largura total 1.695 mm
Altura total 1.551 mm
Distância entre-eixos 2.600 mm

DESEMPENHO
Velocidade máxima 194 km/h (gasolina) 195 km/h (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,7 s (gasolina) 9,6 s (álcool)

CONSUMO CIDADE / ESTRADA (KM/L)
11,7 / 16,0 (gasolina)
7,0 / 9,6 (álcool)

[Fonte: Auto Esporte]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X