A segurança automotiva percorreu um longo caminho desde os primeiros dias do automobilismo.
Naquela época, os carros eram pouco mais que caixas de metal sobre rodas, com pouca consideração pela segurança dos ocupantes.
Hoje, temos veículos equipados com tecnologias avançadas projetadas para nos proteger de maneiras inimagináveis.
Mercedes-Benz W111/W112: O Nascimento das Zonas de Deformação
Em 1959, a Mercedes-Benz lançou os modelos W111/W112 (da foto acima) e, com eles, o conceito de zonas de deformação.
Essa inovação, creditada ao engenheiro húngaro-austríaco Béla Barényi, foi um divisor de águas.
As zonas de deformação são projetadas para absorver e dissipar energia durante uma colisão, protegendo os ocupantes ao reduzir a força transferida para o compartimento de passageiros.
Imagine uma esponja absorvendo água. De maneira semelhante, as zonas de deformação absorvem a energia de um acidente, impedindo que ela alcance os passageiros.
Volvo 240: Pioneiro na Proteção Contra Impactos Laterais
Em 1974, o Volvo 240 introduziu o Sistema de Proteção Contra Impactos Laterais (SIPS).
Este avanço melhorou muito a integridade estrutural do carro para proteger os passageiros em colisões laterais.
O SIPS funciona redistribuindo a força de um impacto lateral pela estrutura do carro, minimizando os danos ao compartimento de passageiros.
Essa inovação estabeleceu um novo padrão para a segurança em impactos laterais e foi adotada por muitos fabricantes desde então.
Mercedes-Benz Classe S e o sistema de freios ABS
Em 1978, a Mercedes-Benz Classe S trouxe o sistema de freios ABS para as ruas e os carros comuns.
Este sistema evita o bloqueio das rodas durante a frenagem, mantendo o controle da direção e reduzindo as distâncias de parada.
O ABS funciona pulsando rapidamente os freios durante uma parada de emergência, evitando o bloqueio das rodas.
Audi 100 e o Sistema de Segurança Procon-Ten
Em 1982, a Audi revelou o sistema de segurança Procon-Ten no Audi 100.
Este sistema de pré-tensionamento aperta os cintos de segurança e afasta o volante do motorista em uma colisão frontal, reduzindo os riscos de lesões.
Ele funciona usando uma série de cabos e polias para mover o volante e apertar os cintos de segurança durante um acidente.
Isso reduz o risco de lesões para o motorista e o passageiro da frente, tornando-se um avanço significativo na segurança automotiva.
Sistema de Airbags Múltiplos do Toyota Camry
O Toyota Camry de 1997 introduziu um sistema abrangente de airbags, incluindo airbags laterais e de cortina.
Isso proporcionou proteção aprimorada em vários tipos de colisões, estabelecendo um novo padrão para a segurança dos ocupantes.
Os airbags evoluíram muito desde sua introdução. De airbags frontais únicos a sistemas abrangentes com airbags laterais e de cortina, essas inovações melhoraram drasticamente a proteção dos ocupantes em vários cenários de colisão.
Volvo XC90 e Controle de Estabilidade Anti-Rolagem
Em 2002, o Volvo XC90 trouxe o Controle de Estabilidade Anti-Rolagem (RSC).
Este sistema detecta e previne capotamentos, melhorando significativamente a segurança dos SUVs.
O RSC funciona usando sensores giroscópicos para monitorar o ângulo e a taxa de rotação do veículo.
Se um capotamento for detectado, o sistema pode aplicar os freios e reduzir a potência do motor para evitar o capotamento, tornando os SUVs muito mais seguros.
Tesla Model S e o Autopilot
O Tesla Model S de 2012 introduziu o Autopilot e também os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS).
Esses recursos de direção semi-autônoma, incluindo manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência, elevaram o patamar para a segurança futura dos veículos autônomos.
O Autopilot da Tesla inclui um conjunto de recursos projetados para auxiliar o motorista.
Honda Accord e o Sistema LaneWatch
Em 2013, o Honda Accord trouxe ao mercado o LaneWatch, um sistema baseado em câmeras que fornece uma transmissão de vídeo ao vivo do ponto cego do veículo.
Isso aumenta a conscientização do motorista e reduz acidentes durante mudanças de faixa.
O LaneWatch usa uma câmera montada no espelho lateral do passageiro para fornecer uma transmissão de vídeo ao vivo do ponto cego.
Isso ajuda os motoristas a fazer mudanças de faixa mais seguras, dando-lhes uma visão clara do que está acontecendo ao redor.
Tecnologia de Assistência ao Motorista EyeSight do Subaru Outback
O Subaru Outback de 2015 introduziu a Tecnologia de Assistência ao Motorista EyeSight.
O EyeSight usa câmeras estéreo montadas perto do espelho retrovisor para monitorar a estrada à frente.
Essas câmeras fornecem uma visão 3D do ambiente, permitindo que o sistema detecte perigos potenciais e tome medidas para evitar colisões.
Volvo XC60 e o Pilot Assist
O Volvo XC60 de 2017 veio equipado com o Pilot Assist, um sistema de condução semi-autônoma.
O Pilot Assist usa uma combinação de câmeras e sensores para monitorar a estrada e auxiliar o motorista.
Ele pode lidar com a direção, aceleração e frenagem, tornando a condução em rodovias mais segura e confortável.
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