Total de US$ 17 bilhões: VinFast consegue mais investimentos, apesar de só estar dando prejuízo; perdas somam US$ 700 milhões de abril a junho

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Cotada para ser mais uma das marcas estrangeiras a entrar no mercado brasileiro em 2025, a VinFast é uma marca deficitária que agora acaba de receber mais uma porta financeira do fundador da empresa, bem como da companhia controladora.

A VinFast receberá mais US$ 3,35 bilhões para capitalizar suas atividades do setor automotivo, embora esteja dando prejuízo a bastante tempo. Só de abril a junho, a empresa perdeu nada menos que US$ 700 milhões.

O VinGroup enviou US$ 1,38 bilhão, enquanto o bilionário Pham Nhat Vuong, fundador da VinFast, separou US$ 1,97 bilhão. O aporte será gasto até 2026.

Até agora, a VinFast recebeu US$ 13,5 bilhões e ainda não deu resultados positivos, não conseguindo obter vendas que sejam consistentes. Com o nome aporte, a marca terá recebido US$ 17 bilhões no total até 2026.

Vuong detém 97,9% das ações da VinFast direta e indiretamente, garantindo assim seu comprometimento em aumentar o investimento na unidade automotiva. A VinFast não conseguiu se estabelecer regularmente no mercado americano, variando em emplacamentos e com o projeto de fábrica ainda em curso.

A VinFast disse em nota: “A VinFast continua comprometida em levantar capital independente para atender às suas necessidades financeiras. O suporte da Vingroup e da Vuong será utilizado somente se esses esforços independentes não forem suficientes”.

A marca vietnamita tem um portfólio considerável de carros elétricos, em especial suvs, atuando em vários segmentos inclusive com projetos que envolve inclusive a introdução de uma picape elétrica com cabine dupla.

No Brasil, a VinFast está preparando o terreno para sua investida no mercado nacional, já tendo contratado alguns executivos para atuar na área comercial. Ainda não se sabe exatamente o tamanho do investimento que a marca fará no mercado brasileiro e nem se há projeto de fábrica para o Brasil.

Todavia, a marca deve seguir os passos de fabricantes chineses e também implementar uma unidade de produção no país.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X