Total Flex: Volkswagen comemora 20 anos do motor bicombustível

total flex 1

A Volkswagen está comemorando 20 anos do Total Flex, nome comercial da tecnologia que permite ao motor funcionar com dois combustíveis diferentes, sendo eles gasolina e etanol, algo que virou praticamente uma lei no mercado nacional, indo das motos populares aos carros de luxo.

Para celebrar os 20 anos do Total Flex, a VW lançou um adesivo comemorativo para ser aplicado no vidro traseiro dos modelos Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross e Saveiro, como um selo exclusivo que traz o logo da tecnologia Total Flex revitalizado para a comemoração.

Nele há um QR Code direcionando o novo proprietário ao aplicativo do programa Abasteça Consciente, lançado durante o Rock in Rio de 2022, o maior festival de música e entretenimento do mundo, para incentivar a escolha do etanol no momento que o cliente abastece um carro da VW.

total flex 2

No aplicativo, o Abasteça Consciente pode fazer as contas com a calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina.

A ferramenta digital mostra qual será a emissão de CO₂ (dióxido de carbono) conforme o combustível escolhido pelo consumidor, considerando a metodologia “poço-a-roda”. Assim, o cliente pode vislumbrar o impacto para o bolso e para o meio ambiente.

total flex 3

Em março de 2003, o VW lançou o Gol Power 1.6 Total Flex, que foi o primeiro modelo do mercado nacional capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, acabando com 25 anos de produção de motores específicos para cada combustível.

Hoje, praticamente todos os carros da VW possuem tecnologia flex, já não mais com tanquinho de gasolina para partida a frio, sendo o portfólio da marca um reflexo do mercado nacional, onde os carros flex dominam as vendas, exceto picapes médias, que abandonaram a motorização bicombustível.

Com a eletrificação, o carro flex se converterá em um híbrido flex nos próximos anos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X