Toyota admite que o Corolla Cross é sem graça, e que mesmo com facelift, segue entediando os compradores

corolla cross gr sport japao (2)
corolla cross gr sport japao (2)

Apesar do sobrenome consagrado e da proposta de ser uma opção mais prática e elevada do que o Corolla tradicional, o Corolla Cross não tem despertado muita empolgação no mercado europeu.

Mesmo com o recente facelift e a chegada da versão GR Sport em alguns mercados, o SUV compacto da Toyota amarga quedas de vendas e críticas à sua aparência pouco inspirada.

Nos primeiros quatro meses de 2025, o Corolla Cross vendeu apenas 11.259 unidades na Europa, uma retração de 14% em relação ao ano anterior.

Para colocar isso em perspectiva, o C-HR, seu irmão mais ousado em termos de design, vendeu impressionantes 41.950 unidades no mesmo período, com crescimento de quase 10%.

corolla cross gr sport japao (3)
corolla cross gr sport japao (3)

O próprio chefe de estratégia de produto da Toyota Europa, Andrea Carlucci, admitiu o óbvio em entrevista à Auto News : o modelo simplesmente não foi desenhado com o gosto europeu em mente.

“Não temos o Corolla Cross ideal para a Europa. Ele é um produto global. Se trouxermos mais tempero europeu, as vendas vão subir”, disse Carlucci.

A crítica é clara: o design neutro e genérico, pensado para agradar consumidores tanto dos Estados Unidos quanto da Ásia, resultou em um produto que não agrada totalmente ninguém.

E na Europa, onde estilo é um fator decisivo até em segmentos mais acessíveis, isso tem um peso significativo nas vendas.

corolla cross gr sport 5
corolla cross gr sport 5

A plataforma TNGA da Toyota, no entanto, pode permitir mudanças futuras. Segundo Carlucci, ela possibilita que diferentes regiões criem carrocerias superiores específicas para seus mercados.

Ou seja, o Corolla Cross pode sim ganhar uma roupagem mais europeia no futuro, o que pode salvá-lo da irrelevância no Velho Continente.

Enquanto isso, modelos como o C-HR mostram que é possível ser ousado, moderno e atrativo sem perder funcionalidade.

O Corolla Cross, por outro lado, continua parecendo aquele carro de locadora: confiável, eficiente, mas absolutamente esquecível. Se a Toyota quiser mesmo manter seu SUV compacto vivo na Europa, vai precisar mais do que um GR Sport de maquiagem.

Vai precisar de identidade.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.

formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.