Toyota admite que o Corolla Cross é sem graça, e que mesmo com facelift, segue entediando os compradores

corolla cross gr sport japao (2)
corolla cross gr sport japao (2)

Apesar do sobrenome consagrado e da proposta de ser uma opção mais prática e elevada do que o Corolla tradicional, o Corolla Cross não tem despertado muita empolgação no mercado europeu.

Mesmo com o recente facelift e a chegada da versão GR Sport em alguns mercados, o SUV compacto da Toyota amarga quedas de vendas e críticas à sua aparência pouco inspirada.

Nos primeiros quatro meses de 2025, o Corolla Cross vendeu apenas 11.259 unidades na Europa, uma retração de 14% em relação ao ano anterior.

Para colocar isso em perspectiva, o C-HR, seu irmão mais ousado em termos de design, vendeu impressionantes 41.950 unidades no mesmo período, com crescimento de quase 10%.

corolla cross gr sport japao (3)
corolla cross gr sport japao (3)

O próprio chefe de estratégia de produto da Toyota Europa, Andrea Carlucci, admitiu o óbvio em entrevista à Auto News : o modelo simplesmente não foi desenhado com o gosto europeu em mente.

“Não temos o Corolla Cross ideal para a Europa. Ele é um produto global. Se trouxermos mais tempero europeu, as vendas vão subir”, disse Carlucci.

A crítica é clara: o design neutro e genérico, pensado para agradar consumidores tanto dos Estados Unidos quanto da Ásia, resultou em um produto que não agrada totalmente ninguém.

E na Europa, onde estilo é um fator decisivo até em segmentos mais acessíveis, isso tem um peso significativo nas vendas.

corolla cross gr sport 5
corolla cross gr sport 5

A plataforma TNGA da Toyota, no entanto, pode permitir mudanças futuras. Segundo Carlucci, ela possibilita que diferentes regiões criem carrocerias superiores específicas para seus mercados.

Ou seja, o Corolla Cross pode sim ganhar uma roupagem mais europeia no futuro, o que pode salvá-lo da irrelevância no Velho Continente.

Enquanto isso, modelos como o C-HR mostram que é possível ser ousado, moderno e atrativo sem perder funcionalidade.

O Corolla Cross, por outro lado, continua parecendo aquele carro de locadora: confiável, eficiente, mas absolutamente esquecível. Se a Toyota quiser mesmo manter seu SUV compacto vivo na Europa, vai precisar mais do que um GR Sport de maquiagem.

Vai precisar de identidade.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.