
No dia 21 de setembro de 2025, um grande vendaval assolou o interior paulista e provocou danos consideráveis na fábrica de motores da Toyota, na cidade de Porto Feliz.
De lá para cá, a Toyota teve que remanejar sua produção de propulsores com ajuda de outras plantas da montadora no exterior e focou nos carros híbridos para facilitar a operação parcial da empresa.
Há dias da chegada do Novo Yaris Cross, principal produto de volume da marca desde o Corolla Cross, a Toyota não teve outro jeito a não ser alugar um galpão para a montagem dos motores do SUV compacto.

Segundo o site Auto Indústria, citando Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a montadora japonesa teve que alugar um espaço para a operação temporária de montagem dos propulsores a combustão do modelo.
Veja também
O que se sabe agora é que a Toyota não fez backup dos motores que seriam usados no Brasil e trata-se de um modelo específico para nosso mercado, em virtude da tecnologia flex, usada somente aqui.
Por conta disso, a retomada da produção demorou mais que o esperado mesmo com ajuda de outras unidades do grupo; porém, a reconstrução da fábrica de Porto Feliz está demandando um tempo maior.

Para lançar o Yaris Cross, a Toyota precisou enviar o maquinário específico do Brasil para o Japão, que somente assim pôde entregar os primeiros motores do SUV eletrificado ao país.
Então, como agora a Toyota aluga um espaço na empresa DRV Galpão, lá mesmo em Porto Feliz, de modo a manter a montagem dos propulsores do Yaris Cross e garantir o atendimento à demanda.
Maggio revelou: “Foi um espaço construído para ser alugado e acertamos a locação logo após o vendaval. Já transferimos para lá todas as nossas máquinas e conseguimos montar uma estrutura para produzir os motores até que a fábrica de Porto Feliz seja reconstruída, o que só deve ocorrer no final de 2027.”

Já sem Indaiatuba, a Toyota enviou parte do quadro de 800 funcionários da planta destruída para Sorocaba, onde são feitos os modelos Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Cross, enquanto outra parte foi para a DRV.
Poucos funcionários ficarão em layoff e a produção regular do Yaris Cross até foi revelada para 2026, sendo de 52 mil unidades, com 30 mil para o mercado doméstico e 22 mil para exportação, estas apenas movidas a gasolina.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










