Toyota apresenta primeiro carro autônomo de Nível 4 na China

toyota bz4x robotaxi 1
toyota bz4x robotaxi 1

A condução autônoma continua dando trabalho para os fabricantes de veículos e a Cruise é a certeza disso ao ser proibida de rodar na Califórnia, após alguns incidentes com seus Chevrolet Bolt modificados.

Mesmo assim, o esforço para uma condução autônoma continua e a Toyota se juntou à startup Pony.ai para apresentar na China seu primeiro carro com a tecnologia que permite ao veículo assumir totalmente o controle durante a condução.

toyota bz4x robotaxi 3
toyota bz4x robotaxi 3

Ainda como conceito, o Toyota bZ4X Robotaxi aparece no Salão de Guangzhou em uma parceria que ainda tem a sócia local da japonesa, a GAC (Guangzhou Auto).

O bZ4X Robotaxi é o primeiro carro autônomo de fato, apresentado pela montadora nipônica, baseado em um produto que já existe e devidamente adaptado para isso.

Com Nível 4 de automação, o que significa que assume completamente a condução do veículo com ou sem motorista, porém, mantendo volante e pedais para quando o condutor quiser assumir o comando.

toyota bz4x robotaxi 5
toyota bz4x robotaxi 5

A tecnologia da Pony.ai consiste em um rack eletro-ótico e com lentes optrônicas para fazer uma varredura tridimensional do ambiente ao redor do veículo, bem como radar laser LiDAR de estado sólido, radares e sensores, reunidos numa peça que se prende ao teto do SUV elétrico.

O conjunto é montado na frente, junto ao para-brisa, mas também tem um spoiler traseiro com luzes e mais sensores para monitoramento do tráfego e da via, sendo também integrado à carroceria do bZ4X.

Sendo uma tecnologia de sétima geração da Pony.ai, a empresa garante que o carro é totalmente autônomo na cidade, um ambiente muito mais desafiador que a estrada.

toyota bz4x robotaxi 6
toyota bz4x robotaxi 6

Podendo operar sob quaisquer condições climáticas, o rack autônomo da Pony.ai se integra ao desenho do Toyota, ainda que crie arrasto adicional na parte frontal, porém, o objetivo é ter um carro que anda sozinho na cidade.

Além disso, por ser um robô, o veículo apresenta comunicação externa para alertar pedestres com mensagens como “operação”, “reversão do veículo ” e “encostar”, por exemplo. Será que um dia chegará aqui?

Toyota bZ4X Robotaxi Concept – Galeria de fotos

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X