Em meio ao cenário cada vez mais desafiador para marcas ocidentais na China, a Toyota provou que ainda é possível vencer no maior mercado automotivo do planeta — mesmo diante da avalanche de concorrência local e da pressão sobre fabricantes globais.
Com o lançamento do SUV elétrico bZ3X, desenvolvido em parceria com a montadora chinesa GAC, a gigante japonesa encontrou uma fórmula que parece imbatível: tecnologia funcional, bom alcance e preço imbatível.
Desde sua estreia em março de 2025, o bZ3X já entregou mais de 200 mil unidades — um feito impressionante para um carro 100% elétrico.
A GAC Toyota, joint venture responsável pela produção, também revelou que mais de 30 mil novos pedidos foram registrados recentemente. Tudo isso em apenas quatro meses de mercado.
O grande trunfo do modelo é o preço. A versão mais básica do bZ3X, chamada 430 Air, começa em 109.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 80 mil na conversão direta.
É um valor inferior ao de modelos como o Toyota Camry (R$ 125 mil na China) ou até mesmo o Highlander, que sai por mais de R$ 210 mil no mercado chinês.
A versão de entrada oferece uma bateria de 50 kWh com autonomia declarada de 430 km no ciclo CTLC — embora, na prática, a expectativa real seja em torno de 320 km.
Mesmo assim, é o suficiente para o uso urbano e atrai quem busca mobilidade elétrica acessível. Por um valor um pouco maior, versões como a 430 Air+ trazem mais equipamentos, mas mantêm o mesmo conjunto motriz: um motor elétrico de 201 cv.
As versões intermediárias 520 Pro e Pro+ aumentam a bateria para 58 kWh e ampliam o alcance para até 520 km, ainda com o mesmo motor de 204 cv.
Já o topo de linha, o bZ3X 610 Max, entrega 221 cv e autonomia de 610 km, graças a um pack de 68 kWh — tudo isso por apenas 159.800 yuans, cerca de R$ 115 mil. Mesmo as versões mais completas mantêm a proposta de preço justo e competitivo.
Mas o sucesso da Toyota na China não se resume a um único modelo. A joint venture GAC Toyota registrou 364.218 unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2025, um crescimento de 5,6% — um feito notável em um cenário em que outras parcerias semelhantes vêm encolhendo.
O sedã Camry, por exemplo, cresceu 66% nas vendas só em junho, enquanto a minivan Saina teve alta de 16% no acumulado do ano.
Enquanto marcas como Volkswagen, Porsche e Mercedes enfrentam quedas severas nas vendas, e lutam para se adaptar às exigências do público chinês cada vez mais exigente e digitalizado, a Toyota parece ter encontrado o equilíbrio ideal: oferecer um elétrico funcional, acessível e com bom alcance.
E os números não deixam dúvidas — a fórmula deu certo.
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