
A fábrica de motores de Porto Feliz, no interior de São Paulo, foi parcialmente destruída por um vendaval nesta semana e a produção foi interrompida, sem uma previsão de retomada das operações, que agora afetam as plantas de Indaiatuba e Sorocaba.
Segundo o site Automotive Business, a Toyota tem um “plano B” para evitar a paralisação completa da produção de veículos no país, considerando a importação de motores para compensar a falta da unidade danificada pela tempestade.
Como se sabe, a planta de Porto Feliz produz os motores dos modelos Corolla e Corolla Cross, feitos respectivamente nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba. Sem os motores, as duas plantas param, agravando-se ainda mais com o Yaris Cross.

O SUV compacto da Toyota teve o lançamento adiado devido à possibilidade de ficar sem motores, sendo ele a ser feito em Sorocaba. Modelos como Etios e Yaris, não são mais produzidos no Brasil.
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Com produção total de 250 mil motores por ano em dois turnos, a fábrica de Porto Feliz demandará um esforço da Toyota para manter a produção local com motores importados. Graças à cadeia global da montadora japonesa, existe um plano de contingência em caso de catástrofe.
Conforme relatado por uma fonte da empresa, a Toyota do Brasil ainda não decidiu qual planta no exterior será acionada, com unidades de veículos nos EUA, Japão, Tailândia, Polônia, Reino Unido, China, Tailândia, Indonésia, Turquia, África do Sul e México.

Nesse caso, seria para a importação completa de modelos similares aos nacionais, mas aparentemente isso não deve ser feito, ainda que o aumento de modelos importados do portfólio atual possa acontecer numa eventual falta de produto aqui.
No mundo, a Toyota tem plantas de motores na Tailândia, Polônia, Estados Unidos e Japão, com os custos menores no primeiro país, o que permitiria manter os preços dos modelos nacionais.
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