Toyota contra carros elétricos: Hilux a hidrogênio será aposta

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A Toyota está revelando uma Hilux movida a hidrogênio. Ela usa os componentes já prontos que a empresa tem disponível para a venda em seu carro Mirai, que é famoso por ser um carro exclusivamente movido a hidrogênio.

A marca é claramente contra carros elétricos , como você já percebeu. O chefão da marca, Akio Toyoda, chegou até a comentar que ele está na maioria silenciosa da industria, que ainda se questionam se os carros elétricos são a única opção para o futuro.

Então a Hilux a hidrogênio acaba sendo um sinal de que a Toyota ainda acredita em combustíveis fósseis, e também é uma aposta contra este tipo de veículo, o elétrico, que já está tomando conta do mercado, até mesmo em países atrasados em tecnologia automotiva, como é o caso do Brasil.

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A Hilux em questão tem uma autonomia de mais de 600 quilômetros, e a viabilidade de se vender a picape nas concessionárias está sendo analisada este ano pela marca japonesa.

Caso a empresa note que se trata de uma boa ideia, a Hilux movida a hidrogênio poderá estar nos show rooms das concessionárias antes do ano de 2030.

O protótipo usa três tanques de alta pressão para estocar o hidrogênio, que envia energia para uma bateria híbrida montada embaixo da caçamba.

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Ao contrário do GR Yaris a hidrogênio, mostrado no evento de Goodwood, essa Hilux gera energia vinda de uma célula de combustível, não queimando hidrogênio de uma maneira convencional, em um motor a combustão.

Os engenheiros da Toyota afirmam abertamente que a autonomia da picape, de 600 km, é significativamente maior do que aquelas alcançadas por carros elétricos, mas eles se esquecem de alguns elétricos mais avançados, com os modelos da Rivian, que passam de 600 km de autonomia.

A Hilux a hidrogênio foi criada pela Toyota do Reino Unido em parceria com algumas empresas, como D2H, ETL, Ricardo e Thatcham Research.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X