
A Toyota anunciou um recall preventivo que atinge cerca de 591 mil veículos por conta de uma falha crítica na tela do painel de instrumentos.
O problema envolve a central de 12,3 polegadas, presente em vários modelos recentes da Toyota e da Lexus, que pode simplesmente apagar ao ligar o carro — o que pode ocultar informações importantes para a condução segura.
De acordo com a montadora, a falha pode impedir o motorista de visualizar alertas essenciais sobre o funcionamento do veículo, como luzes de advertência do motor, problemas de freio, pressão dos pneus, entre outros.
Por isso, o recall foi classificado nos Estados Unidos como uma ação de segurança, já que a ausência desses alertas aumenta o risco de acidentes. A notificação dos proprietários afetados deve começar até meados de novembro de 2025.
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Entre os modelos envolvidos estão alguns dos mais vendidos da marca, como Toyota 4Runner, Camry, Crown, Crown Signia, GR Corolla, Grand Highlander, Highlander, RAV4, Tacoma e Venza, além dos Lexus TX, LS e RX.
Embora o número de veículos convocados esteja longe dos megarecalls históricos da Toyota — como o caso dos tapetes que prendiam o acelerador em 2009 ou dos interruptores de vidro defeituosos nos anos seguintes — a nova falha é significativa, principalmente por afetar modelos modernos e com alto conteúdo tecnológico.
Vale lembrar que, apesar da fama de confiabilidade, a Toyota tem enfrentado uma série de recalls nos últimos anos.
Em 2024, a montadora teve que substituir motores V6 inteiros em mais de 102 mil unidades da Toyota Tundra e Lexus LX600 após relatos frequentes de falhas.

No mesmo ano, a empresa foi afetada por mais uma etapa do escândalo dos airbags Takata, recomendando que 50 mil proprietários de veículos antigos parassem de dirigir imediatamente até a substituição dos airbags mortais.
Já em 2023, mais de 110 mil veículos foram convocados por falhas em airbags que não inflavam durante colisões.
No mesmo ano, o RAV4 híbrido plug-in enfrentou problemas em sua central eletrônica, que podia desligar o carro durante a condução em modo 100% elétrico em dias frios.
Até situações aparentemente banais já geraram recall, como em 2024, quando 33 mil carros foram chamados por adesivos de carga com informação incorreta — um detalhe que pode parecer irrelevante, mas que representa risco à segurança ao transportar peso acima do recomendado.
Enquanto isso, outras marcas como a Ford lideram o ranking de recalls em 2025, com 51 campanhas até meados de maio, atingindo quase 2 milhões de veículos.
Mas a Toyota, mesmo com menor volume, tem enfrentado falhas cada vez mais críticas em componentes eletrônicos.
O novo recall do painel digital reforça o alerta: à medida que os carros se tornam mais dependentes de telas e sistemas eletrônicos complexos, os riscos também se multiplicam — e a margem de tolerância do consumidor diminui.
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