Toyota corta plano de elétricos em um terço até 2026

toyota bz3c 1
toyota bz3c 1

A Toyota é outro grande fabricante global que mudou os planos de carros elétricos devido à desaceleração nas vendas internacionais do segmento, colocando assim o pé no freio dos próximos lançamentos até 2026.

O corte foi de um terço no programa de carros elétricos e isso significará que somente 400.000 deles serão produzidos em 2025, com aumento para 1 milhão por ano em 2026.

Com 33% menos carros elétricos feitos até 2026, a Toyota espera reduzir os gastos com o segmento em declínio e acelerar os híbridos, que sempre foram seu foco principal.

toyota bz3x 1
toyota bz3x 1

Tendo vendido apenas 100.000 carros elétricos em 2023, a Toyota saltará vertiginosamente em três anos, numa resposta rápida e consistente para os fabricantes chineses, como a BYD, por exemplo.

A Toyota apresentou um plano ambicioso de 12 modelos globais desenvolvidos para serem carros elétricos, sem contar a gama da Lexus, atuando não só no mercado japonês, mas também nos principais mercados, como EUA, Europa e especialmente na China.

Mesmo com o grande corte, a Toyota segue com um plano robusto, que  projeta um volume considerável de carros puramente elétricos, como os modelos da linha bZ, porém, a montadora amplia outra resposta aos chineses, os híbridos plug-in de longo alcance.

toyota bz compact suv concept 1
toyota bz compact suv concept 1

Mudanças substanciais no próximo Corolla indicam que a linha bZ e outros elétricos da marca terão forte concorrência dentro de casa, com o sedã da próxima geração tendo nada menos que 2.100 km de autonomia.

Seja como for, o plano de 30 modelos elétricos das marcas Toyota e Lexus continua, bem como um volume projetado para 3,5 milhões de unidades anuais até 2030.

toyota bz4x 3
toyota bz4x 3

Ainda assim, com a volatilidade do mercado de carros elétricos atualmente, pode ser que estes números sejam alterados com um aumento da oferta de híbridos em virtude do prolongamento das vendas de carros com motores a combustão além de 2030.

Nesse caso, a Toyota pode estar preparada para uma súbita mudança no panorama e assim converter as vendas de elétricos e híbridos mais facilmente.

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X