A Toyota está preparando uma nova gama de motores 1.5 e 2.0, focados em alta eficiência energética, porém, a marca japonesa pensa ainda em desempenho com potências elevadas para o 2.0 de esportivos e de competição.
O desenvolvimento do 2.0 com turbocompressor e injeção dupla traria uma versão com 300 cavalos e 40,8 kgfm, que serviria bem num GR Corolla. Já para um MR2 GRMN, por exemplo, o propulsor poderia chegar a 400 cavalos com 55,9 kgfm.
Isto não faria dele o motor 2.0 mais potente do mundo em produção seriada, mas já seria um competidor com algum grau de eletrificação. Um sistema MHEV de 48 volts, já garantiria uma equiparação com o M139 da AMG, que hoje tem 421 cavalos.
Por fim, para modelos de competição, um 2.0 com um ou dois turbos, ainda não se sabe quantos, entregaria 600 cavalos. Possivelmente este seria abastecido com hidrogênio combustível.
Numa eventual eletrificação com HEV ou PHEV, como na Mercedes-AMG, as cavalarias ficariam bem maiores com adição de motores elétricos. Tudo estaria sendo tocado pela Gazoo Racing e com possível uso do sistema GR-Four 4WD, garantindo tração nas quatro rodas.
A Toyota está investindo pesado na eletrificação e também em novos motores 1.5 e 2.0 com alta compressão e eficiência, com ciclo Miller e tecnologias mais recentes visando usar futuramente o hidrogênio como combustível.
Ao lado de Mazda e Subaru, a Toyota fez um pacto pela combustão no Japão, garantindo que os motores de ciclo básico Otto seguirão por mais décadas após 2030 e isso significará a manutenção de toda uma cadeia de suprimentos, peças e produção de componentes ou motores inteiros nos próximos anos.
Outro ponto é que também garante a manutenção de empregos, especialmente no Japão, onde milhares de pessoas trabalham em dezenas de fábricas no arquipélago, assim como milhões dependem desse setor para manter suas vidas. Agora, é esperar pela competitividade dessa nova geração de propulsores.
Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações.
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