O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região chegou a um acordo com a Toyota sobre as demissões que serão feitas na fábrica de Indaiatuba, onde a montadora japonesa produz atualmente o Corolla.
Toyota e a entidade que reúne os 1.470 funcionários da planta concordaram sobre as indenizações para quem será transferido para Sorocaba e para quem deixará a montadora após o fechamento da instalação, que fica na Avenida General Motors…
Entre as partes, ficou acertado um PDV ou Programa de Demissão Voluntária, que consiste em 45 salários mais dois vencimentos por ano trabalhado.
Jair Santos, presidente do sindicato, disse ao site Auto Data: “Certamente este foi o maior acordo da história nas negociações envolvendo montadoras. E devemos isso ao nosso processo de mobilização e organização junto aos trabalhadores, foi o que levou a Toyota a chegar neste patamar”.
Considerado o maior pacote de remuneração de uma montadora para os funcionários em um desligamento, a ação junto à Toyota em Indaiatuba foi comemorada. A montadora se manifestou sobre o acordo: “Como próximos passos, a Toyota aguarda a decisão individual dos funcionários. A empresa reitera que seguirá sua atuação baseada em manter o diálogo aberto e respeitoso com todos os agentes da sociedade.”
Para a Toyota, esse é o sinal verde de uma via sem trânsito num dia de feriado, tendo agora apenas que ver quantos irão mudar-se ou pegar a estrada diariamente até a não distante Sorocaba, que fica a 44 minutos de carro ou 54 km. No meio delas, fica a fábrica de motores de Porto Feliz.
Com essa mudança, a Toyota concentrará a produção do Corolla em Sorocaba, ao lado do irmão Corolla Cross, economizando e fechando assim sua segunda (terceira de jure) no Brasil, deixando em Indaiatuba, uma estrutura moderna que poderá ser adquirida por um fabricante chinês por volta de 2027.
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