Toyota Etios terá produção encerrada em 31 de agosto

encerramento etios 6

A Toyota confirmou oficialmente o fim da produção do Etios no Brasil, com o compacto da marca japonesa a deixar a linha de montagem em 31 de agosto, encerrando assim seu ciclo iniciado em setembro de 2012.

Assim, após 11 anos, o Etios deixa a produção nacional, onde abasteceu o mercado brasileiro por nove anos e estava, desde 2021, sendo feito para exportação aos vizinhos próximos, como a Argentina.

Em nota, a Toyota disse que “a decisão foi tomada em função da preparação da companhia para a introdução de um novo modelo compacto híbrido flex, que será comercializado no mercado nacional e regional, o que fará que seja necessário um ajuste na linha de produção da fábrica de Sorocaba”.

Segundo a montadora, a saída do Etios “não afetará os empregos ou operação da unidade da Toyota na cidade”, já que o pessoal será remanejado para as linhas dos modelos Yaris e Corolla Cross.

O novo carro que assumirá a linha do Etios – fabricado nas versões hatch e sedã – será o Novo Yaris Cross, que foi lançado recentemente na Indonésia como um SUV compacto híbrido, que utiliza o mesmo motor empregado no Etios, o 2NR-FE.

Sendo equipado com este propulsor 1.5 16V, o Etios deixa para o Novo Yaris Cross seu coração como herança, finalizando uma fase em que a Toyota viu suas vendas expandirem bem no mercado brasileiro, onde até 2012, a marca só produzia o Corolla no país, trazendo Hilux e SW4 da Argentina.

Por conta do Etios, a fábrica de Sorocaba surgiu e com ela o Yaris na sequência, assim como o Corolla Cross. Aliás, a própria Toyota trasladou sua sede no Brasil da histórica fábrica de São Bernardo do Campo, a primeira da empresa fora do Japão, para a planta do interior paulista.

O Toyota Etios cometeu alguns erros, mas acertou em levar novos clientes para a marca japonesa.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X