*Destaque *Featured Hatches Lançamentos Linha 2018/2019 Sedãs Toyota

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

O Toyota Etios 2018/2019 é um dos carros que mais sofreram mudanças desde sua estreia no mercado brasileiro. Em pouco mais de quatro anos, o Etios já mudou as rodas, a tonalidade do painel, o volante, o painel de instrumentos, detalhes de acabamento no interior, a motorização, o câmbio, parte dos bancos… E desta vez, o Etios 2018/2019 traz uma nova dianteira, que até então estava disponível apenas nas versões Ready e Platinum e agora passa a ser oferecida em todas as configurações “civis” (o modelo Cross segue com a aparência antiga), como principal novidade para a linha 2018.


Etios 2018/2019 – detalhes

O Etios é um desenvolvimento da Toyota para mercados emergentes, sendo concentrado nos mercados da Índia e Brasil, onde possui plantas de produção dedicadas ao modelo. O projeto partiu de estudos com carros de baixo custo presentes nos dois mercados. Lançado inicialmente na Índia, o modelo chamou a atenção por ser o primeiro produto da marca japonesa dedicado ao consumidor de baixo poder aquisitivo e por consequência, o primeiro a ser focado na redução de custos para um mercado sensível aos preços.

Quando chegou ao Brasil, o Toyota Etios teve um grande impacto, mas não necessariamente positivo. As linhas bem simples e até consideradas antiquadas não atraíram olhares. Com formato geral quadradão, o modelo parecia ter saído do início dos anos 90, antes mesmo da era New Age.

Os faróis eram bem simples, com repetidores de direção integrados, assim como a grade e as lanternas traseiras compactas e verticais. De tão singela, a arquitetura até parecia frágil diante dos novos tempos, mas no Latin NCAP o Etios provou o contrário ao conseguir 4 estrelas, sendo melhor que muito compacto rival com desenho bem contemporâneo.


Com 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre eixos, o Etios 2018/2019 apresenta um aspecto renovado com a última atualização, que deu ao compacto um visual mais moderno, mas sem conseguir substituir a simplicidade estética do anterior. Grade em “V”, para-choque mais aerodinâmico e esportivo, bem como lanternas repaginadas deram apenas uma maquiada no hatch, que só ganhou estas mudanças inicialmente na versão mais cara.

Por dentro, o baixo custo do Etios era e ainda é aparente. Tudo muito simples e prático, como um verdadeiro carro popular. Ele chegou com um painel de instrumentos centralizado, incompleto e de péssimo gosto. O display do hodômetro era tão pequeno que mal dava para visualizar o nível de combustível durante um dia de sol forte. O volante era simples, assim como o console. A única solução interessante era a abertura invertida do porta-luvas.

Materiais de baixo custo e montagem defeituosa ficaram evidentes, assim como a ausência completa de pintura no cofre do motor. Nem mesmo retrovisores elétricos ele oferecia, o que denotava falta de atenção da marca para com o consumidor. O espaço interno, no entanto, era bom. O porta-malas tem espaço razoável, mas ainda melhor que o do Ford Ka 2018/2019, por exemplo, que é o terceiro mais vendido do país. São 270 litros.

Mas a Toyota ouviu as reclamações e começou a mudar seu compacto nos meses que foram passando e com isso começou a ganhar o consumidor. Logo surgiu a versão aventureira Etios Cross e então veio a atualização de meia vida. Nesta, a marca japonesa mudou o painel, apresentando um cluster – ainda centralizado – com duas telas TFT de 4,2 polegadas que substituíram os mostradores analógicos em meia lua e o microscópico display multifuncional. Esse novo conjunto é o mesmo visto no Prius, por exemplo. Uma multimídia com navegador GPS também foi adicionada.

Além disso, a Toyota decidiu tornar o Etios mais econômico e introduziu mudanças nos motores 1.3 e 1.5, que passaram a ter a tecnologia Dual VVT-i com duplo comando de válvulas variável e melhor rendimento, entregando no 1.3 Dual VVT-i 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, enquanto o 1.5 oferece 102 cv na gasolina e 107 cv no etanol. O torque geral melhorou, sendo de 12,5 kgfm no derivado de petróleo e 13,1 kgfm no produto da cana, ambos no 1.3. O 1.5 ficou com 14,6/14,9 kgfm, respectivamente nos dois combustíveis.

Junto com esses dois motores, a Toyota introduziu uma nova caixa de câmbio manual de seis marchas e uma opção automática com quatro velocidades. Isso permite que o Etios 1.3 vá de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com máxima de 170 km/h. Este motor com câmbio automático, faz o mesmo em 12,5 segundos, com a mesma velocidade final. Por fim, a versão 1.5 manual precisa de 11,1 segundos com máxima de 173 km/h, enquanto o 1.5 automático tem a mesma final, mas com aceleração de 11,8 segundos.

No consumo, o Etios 2018/2019 faz 8,6 km/litro e 9,8 km/litro com etanol, respectivamente em cidade e estrada. Na gasolina, 12,6/14,2 km/litro. Isso com câmbio manual de seis marchas. No automático, o 1.3 tem consumos de 8,2/9,2 km/litro no etanol e 11,8/13,3 km/litro na gasolina, respectivamente em cidade e estrada. No 1.5 manual, o Etios faz 8,3/9,8 km/litro no etanol e 12,4/14,1 km/litro no derivado do petróleo. Já com as quatro marchas do automático, o compacto faz 8,1/9,2 km/litro no etanol e 11,9/13,2 km/litro na gasolina, seguindo a mesma ordem.

Etios 2018/2019 – novidades

A dianteira do Etios 2018/2019 traz como destaque a nova grade, com formato mais afilado e o logotipo da Toyota no centro, além do para-choque com formato mais pronunciado e um detalhe em plástico preto central como destaque. O para-choque traseiro também é novo. Além disso, a versão XLS passa a oferecer saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.

No interior, nenhuma mudança. O Toyota Etios 2018/2019 traz acabamento predominante em tons escuros e painel com acabamento total Black. Se sobressai o painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas, batizado de Toyota Smart Screen.

Etios Cross 2018

O modelo Cross não traz alterações no visual. Como diferenciais, há o desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.

Por fim, o Etios Platinum conta com rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; máscara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Etios 2018/2019 – versões

Confira abaixo as versões do Toyota Etios 2018/2019:

  • Etios X 1.3L 16V manual
  • Etios X 1.3L 16V automático
  • Etios XS 1.5L 16V manual
  • Etios XS 1.5L 16V automático
  • Etios Ready 1.5L 16V automático
  • Etios XLS 1.5L 16V automático
  • Etios Cross 1.5L 16V automático
  • Etios Platinum 1.5L 16V automático

Etios 2018/2019 – equipamentos

Entre os equipamentos, o Toyota Etios 2018/2019 na versão de entrada X oferece painel de instrumentos digital; computador de bordo; banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.

A variante XS agrega sistema de som com Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.

O modelo Ready é baseado na versão XS hatchback com câmbio automático e agrega bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do veículo e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado.

O Etios XLS inclui rodas de liga leve de 15 polegadas (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Etios 2018/2019 – preços

Confira abaixo os preços do Toyota Etios 2018/2019:

Modelo

Versão Preço
Toyota Etios
hatchback 2018
Etios X 1.3L 16V manual R$ 45.990
Etios X 1.3L 16V automático R$ 50.890
Etios XS 1.5L 16V manual R$ 51.190
Etios XS 1.5L 16V automático R$ 56.090
Etios Ready 1.5L 16V automático R$ 59.840
Etios XLS 1.5L 16V automático R$ 61.390
Etios Cross 1.5L 16V automático R$ 64.290
Etios Platinum 1.5L 16V automático R$ 64.990
Toyota Etios
sedã 2018
X 1.5L 16V manual R$ 50.690
X 1.5L 16V automático R$ 55.590
XS 1.5L 16V manual R$ 53.990
XS 1.5L 16V automático R$ 58.890
XLS 1.5L 16V automático R$ 64.190
Platinum 1.5L 16V automático R$ 68.390

Etios 2018/2019 – motor

Os motores são os mesmos. Há o 1.3 Dual VVT-i flex, que desenvolve 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque de 12,5 e 13,1 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, e o 1.5 Dual VVT-i flex, que rende até 102 cv e 107 cv, a 5.600 rpm, e 14,3 e 14,7 kgfm, a 4.000 rpm, ambos com bloco e cabeçote em alumínio.

A linha do Etios 2018/2019 oferece transmissão manual de seis velocidades e automática de quatro marchas. Porém, na nova linha, apenas as versões X e XS dispõem das duas opções, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática de quatro velocidades.

Esse dupla de propulsores já é bem antiga na Toyota, mas é versátil e conta com grande oferta de peças e componentes na cadeia produtiva mundial. Eles chegaram mesmo a ser copiados na China. A caixa de câmbio automática é a mesma do Corolla, também muito resistente e já consolidada, podendo ainda ser a mesma usada no superluxuoso Lexus LS 500h 2018, que tem no mesmo conjunto motriz, uma caixa CVT.

Para o futuro, a Toyota deve utilizar um propulsor mais moderno, possivelmente um 1.2 com Turbo nas versões mais caras do sucessor do Etios, assim como um 1.0 turbinado ou algo semelhante. Comenta-se que a Toyota irá produzir em Porto Feliz-SP um novo tipo de motor turbinado que abastecerá o Corolla e provavelmente outros modelos nacionais. O câmbio CVT deve substituir o velho automático no próximo modelo, que pode ser o Yaris Activ e sua variante hatchback.

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Etios 2018/2019 – desempenho

O Etios 2018/2019 na versão 1.3 mostra uma performance animadora para um carro com motor desse tamanho. O propulsor 1.3 Dual VVT-i tem boa resposta em baixa rotação e certa esperteza que o faz ser elogiado na imprensa nacional. Se antes com câmbio de cinco marchas ele já atendia bem, agora com seis velocidades ele é ainda melhor.

O motor tem boa saída e retomadas interessantes, rodando geralmente abaixo de 2.500 rpm, garantindo economia e conforto. O câmbio tem bons engates e certa maciez, apresentando grande capacidade de redução e dificilmente pedindo quinta ou sexta no ciclo urbano. Na estrada, o 1.3 se mostra bem dimensionado para o Etios 2018/2019, rodando na casa de 3.000 rpm com desenvoltura.

O Etios 1.3 não dispõe de tanta força assim na estrada, mas dá conta do recado em uma condução sem compromisso de performance e sem o carro lotado. No automático, a caixa tem quatro velocidades bem espaçadas, mas que se aproveitam bem do torque disponível no 1.3 Dual VVT-i para mante-lo na casa dos 2.500 rpm na estrada e abaixo de 2.000 rpm na cidade.

Nas ultrapassagens e retomadas, no entanto, o propulsor acaba tendo que subir até mais de 3.500 rpm para cumprir a missão com segurança. Aí, ele fica barulhento. Se a condução for mais agressiva, a rotação fica na casa dos 4.000 rpm sem cerimônia. Afinal, o motor 1.3 Dual VVT-i tem seu limite e a caixa poda boa parte com suas quatro marchas.

No caso do 1.5 Dual VVT-i, que equipa as versões mais caras do Etios 2018/2019, o propulsor tem mais disposição, mas em alta rotação, sendo mais adequado para a estrada e menos para a cidade. Próximo do 1.3, ele deveria ser mais esperto em baixa, mas acaba passando a impressão de fraqueza nas saídas e retomadas. O 1.5 precisa de mais de 3.000 rpm para responder de forma razoável, mas acima disso assume seu papel de opção mais potente, embora a diferença no geral não seja tão empolgante.

Os números de aceleração e velocidade mostram bem isso: 1.3 MT/AT faz 11,8/12,5 segundos e atinge máxima de 170 km/h em ambos. No caso do 1.5, o Etios 2018/2019 precisa de 11,1/11,8 segundos para fazer o mesmo, respectivamente manual e automático. A máxima é de apenas 173 km/h. Ou seja, uma diferença de 3 km/h.

Por conta disso, não é tão vantagem ter o 1.5, mas se sua opção não for a versão X, então não há saída, terá de levar o 1.5 mesmo. O escalonamento de marchas no câmbio manual é boa, mas o automático de quatro marchas sofre mais para manter um bom ritmo sem exigir demais do motor. Em alta rotação e carregado, o Etios 1.5 2018 até que se comporta de forma razoável, considerando sua proposta.

No geral, mesmo não sendo um primor em estilo e muito menos em acabamento, o Toyota Etios é um bom carro para dirigir. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica, precisa e progressiva. Os freios são bem ajustados, assim como o conjunto de suspensão, devidamente adequado à realidade brasileira. A posição de dirigir é cômoda e a dirigibilidade de forma ampla é muito boa.

Etios 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Etios 2018/2019 com motor 1.3 MT – 8,6 km/l com álcool e 12,6 km/l com gasolina
  • Etios 2018/2019 com motor 1.3 AT – 8,2 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina
  • Etios 2018/2019 com motor 1.5 MT – 8,3 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina
  • Etios 2018/2019 com motor 1.5 AT – 8,1 km/l com álcool e 11,9 km/l com gasolina

Estrada

  • Etios 2018/2019 com motor 1.3 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina
  • Etios 2018/2019 com motor 1.3 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
  • Etios 2018/2019 com motor 1.5 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina
  • Etios 2018/2019 com motor 1.5 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,2 km/l com gasolina

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes

Etios 2018/2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.3

Preços 1.5

10.000 km

R$ 230

R$ 230

20.000 km

R$ 480

R$ 480

30.000 km

R$ 417

R$ 417

40.000 km

R$ 699

R$ 699

50.000 km

R$ 369

R$ 369

60.000 km

R$ 636

R$ 636

Etios 2018/2019 – ficha técnica

Motor

1.3 Dual VVT-i

1.5 Dual VVT-i

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1329

1476

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

13:1

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 88 cv @ 5600 rpm / Etanol: 98 cv @ 5600 rpm

Gasolina: 102 cv @ 5600 rpm / Etanol: 107 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 12,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 13,1 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 14,3 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 14,7 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/65 R14

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3777

3777

Largura sem retrovisores (mm)

1695

1695

Altura (mm)

1510

1510

Distância entre os eixos (mm)

2460

2460

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

270

Tanque (litros)

45

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

945

945 (MT) / 965 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

Etios 2018/2019 – fotos

Toyota Etios 2018/2019: preço, consumo, versões, detalhes
Nota média 4 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email