*Destaque *Featured Hatches Lançamentos Linha 2019 Sedãs Toyota

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes
Toyota Etios 2019

Com visual e interior simplórios, lista de equipamentos com somente o “necessário” e mecânica robusta e confiável, o Toyota Etios 2019 é o atual carro mais barato da marca japonesa no Brasil e também uma entre as dezenas de opções entre os hatches compactos.

O Etios chegou ao mercado nacional em meados de 2012 e, de lá pra cá, já sofreu dezenas de alterações. Ele já adotou retoques no visual e, sobretudo, no acabamento interno, além de novos motores e câmbio, opção de câmbio automático de quatro marchas e novos equipamentos.


Porém, recentemente o Toyota Etios 2019 perdeu o posto de único hatch compacto da marca no País com a chegada do Yaris. Por conta disso, o Etios 2019 perdeu parte da sua gama de versões e agora tem um posicionamento inferior na linha da Toyota por aqui.

Hoje o Toyota Etios 2019 tem como missão enfrentar modelos Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol e Fox, Fiat Argo, Ford Ka, entre outros. Para tal, ele aposta nos preços a partir de R$ 49.490, aliado à confiabilidade da marca.

Confira abaixo todas as principais informações do carro:


Toyota Etios 2019 – detalhes

O Toyota Etios é um desenvolvimento da Toyota para mercados emergentes, sendo concentrado nos mercados da Índia e Brasil, onde possui plantas de produção dedicadas ao modelo. O projeto partiu de estudos com carros de baixo custo presentes nos dois mercados.

Lançado inicialmente na Índia, o Toyota Etios chamou a atenção por ser o primeiro produto da marca japonesa dedicado ao consumidor de baixo poder aquisitivo e por consequência, o primeiro a ser focado na redução de custos para um mercado sensível aos preços.

Quando chegou ao Brasil, o Toyota Etios teve um grande impacto, mas não necessariamente positivo. O irmão menor do Toyota Corolla tinha linhas bem simples e até consideradas antiquadas que não atraíram olhares. Com formato geral quadradão, o modelo parecia ter saído do início dos anos 90, antes mesmo da era New Age.

Os faróis do Toyota Etios eram bem simples, com repetidores de direção integrados, assim como a grade e as lanternas traseiras compactas e verticais. De tão singela, a arquitetura até parecia frágil diante dos novos tempos, mas no Latin NCAP o Etios provou o contrário ao conseguir 4 estrelas, sendo melhor que muito compacto rival com desenho bem contemporâneo.

Com 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre eixos, o Toyota Etios 2019 apresenta um aspecto renovado com a última atualização, que deu ao compacto um visual mais moderno, mas sem conseguir substituir a simplicidade estética do anterior.

Grade em “V”, para-choque mais aerodinâmico e esportivo, bem como lanternas repaginadas deram apenas uma maquiada no hatch, que só ganhou estas mudanças inicialmente na versão mais cara.

Por dentro, o baixo custo do Toyota Etios era e ainda é aparente. Tudo muito simples e prático, como um verdadeiro carro popular. Ele chegou com um painel de instrumentos centralizado, incompleto e de péssimo gosto.

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

O display do hodômetro era tão pequeno que mal dava para visualizar o nível de combustível durante um dia de sol forte. O volante era simples, assim como o console. A única solução interessante era a abertura invertida do porta-luvas.

Materiais de baixo custo e montagem defeituosa ficaram evidentes, assim como a ausência completa de pintura no cofre do motor. Nem mesmo retrovisores elétricos ele oferecia, o que denotava falta de atenção da marca para com o consumidor.

O espaço interno, no entanto, era bom. O porta-malas do Toyota Etios tem espaço razoável, mas ainda melhor que o do Ford Ka 2019, por exemplo, que é o terceiro mais vendido do país. São 270 litros.

Mas a Toyota ouviu as reclamações e começou a mudar seu compacto nos meses que foram passando e com isso começou a ganhar o consumidor. Logo surgiu a versão aventureira Etios Cross e então veio a atualização de meia vida.

Nesta, a marca japonesa mudou o painel, apresentando um cluster – ainda centralizado – com duas telas TFT de 4,2 polegadas que substituíram os mostradores analógicos em meia lua e o microscópico display multifuncional.

Esse novo conjunto é o mesmo visto no Toyota Prius, por exemplo. Uma multimídia com navegador GPS também foi adicionada.

Além disso, a Toyota decidiu tornar o Toyota Etios mais econômico e introduziu mudanças nos motores 1.3 e 1.5, que passaram a ter a tecnologia Dual VVT-i com duplo comando de válvulas variável e melhor rendimento, entregando no 1.3 Dual VVT-i 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, enquanto o 1.5 oferece 102 cv na gasolina e 107 cv no etanol.

O torque geral melhorou, sendo de 12,5 kgfm no derivado de petróleo e 13,1 kgfm no produto da cana, ambos no 1.3. O 1.5 ficou com 14,6/14,9 kgfm, respectivamente nos dois combustíveis.

Junto com esses dois motores, a marca introduziu no Toyota Etios uma nova caixa de câmbio manual de seis marchas e uma opção automática com quatro velocidades. Isso permite que o Etios 1.3 vá de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com máxima de 170 km/h.

Este motor com câmbio automático, faz o mesmo em 12,5 segundos, com a mesma velocidade final. Por fim, a versão 1.5 manual precisa de 11,1 segundos com máxima de 173 km/h, enquanto o 1.5 automático tem a mesma final, mas com aceleração de 11,8 segundos.

No consumo, o Toyota Etios 2019 faz 8,6 km/litro e 9,8 km/litro com etanol, respectivamente em cidade e estrada. Na gasolina, 12,6/14,2 km/litro. Isso com câmbio manual de seis marchas. No automático, o 1.3 tem consumos de 8,2/9,2 km/litro no etanol e 11,8/13,3 km/litro na gasolina, respectivamente em cidade e estrada.

No 1.5 manual, o Toyota Etios faz 8,3/9,8 km/litro no etanol e 12,4/14,1 km/litro no derivado do petróleo. Já com as quatro marchas do automático, o compacto faz 8,1/9,2 km/litro no etanol e 11,9/13,2 km/litro na gasolina, seguindo a mesma ordem.

Toyota Etios 2019 – novidades

A chegada do novo Toyota Yaris obrigou a marca a promover alterações na linha do Etios 2019. O hatch compacto de entrada agora é encontrado somente nas versões de acabamento X e X Plus, sendo a primeira com motor 1.3 flex e a segunda com o 1.5 flex, ambos com câmbio manual ou automático.

Porém, antes deste reposicionamento da gama, a Toyota anunciou o Etios 2019 com novidades. Todas as versões passaram a sair de fábrica com importantes itens de segurança, como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix para fixação de cadeiras infantis no banco traseiro e encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes.

O Etios X chegou com grade frontal na cor preta e faróis com máscara negra. Além disso, o Etios XS deu lugar ao Etios X Plus, com direito a trio elétrico, tampa do porta-malas com abertura elétrica, rodas de liga-leve de 15 polegadas, volante multifuncional, sistema de som com USB e Bluetooth, entre outros.

Houve ainda a introdução do sistema Eco Wallet no painel de instrumentos. Tal recurso possibilita inserir o valor do litro do combustível e aí o veículo realiza um cálculo e monitora o gasto conforme a condução.

De resto, o carro seguiu sem alterações. Os motores são os mesmos 1.3 flex e 1.5 flex, bem como o câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Toyota Etios 2019 – versões

Confira abaixo a atual gama de versões do Toyota Etios 2019:

  • Toyota Etios X 1.3 MT 2019
  • Toyota Etios X 1.3 AT 2019
  • Toyota Etios X Plus 1.5 MT 2019
  • Toyota Etios X Plus 1.5 AT 2019

Toyota Etios 2019 – equipamentos

Toyota Etios X 1.3 MT 2019

Segurança: airbag duplo, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, aviso sonoro para portas abertas, faróis acesos e cintos de segurança dianteiros, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix, freios ABS com EBD, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.

Conforto e conveniência: tampa do porta-malas com abertura elétrica, abertura interna da tampa do tanque de combustível, banco do motorista e volante com ajuste de altura, ar-condicionado, chave com comando de abertura e fechamento das portas, computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, vidros elétricos nas quatro portas com auto-down para o motorista, travas elétricas, retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, entre outros.

Visual: aerofólio traseiro, detalhes internos em preto brilhante, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, painel de instrumentos digital Smart Screen em full TFT, volante com detalhes em prata fosco, vidros dianteiros, traseiros e laterais verdes, acabamento interno das portas dianteiras em tecido, entre outros.

Toyota Etios X Plus 1.5 2019

Segurança: recebe alarme perimétrico.

Conforto: conta ainda com função Eco Wallet e consumo médio no computador de bordo, sistema de som Toyota Play com CD player, MP3, USB, Bluetooth, dois alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Visual: se diferencia pelo acabamento interno das portas traseiras em tecido, acabamento preto na coluna central dos vidros, maçanetas internas cromadas, retrovisores externos com seta integrada, volante com controle de áudio e computador de bordo, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.

O Etios X Plus 1.5 com câmbio AT recebe controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e descansa-braço no assento do motorista.

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Toyota Etios 2019 – preços

Confira abaixo a atual gama de versões do Toyota Etios 2019:

  • Toyota Etios X 1.3 MT 2019: R$ 49.490
  • Toyota Etios X 1.3 AT 2019: R$ 54.490
  • Toyota Etios X Plus 1.5 MT 2019: R$ 55.990
  • Toyota Etios X Plus 1.5 AT 2019: R$ 60.990

*Preços com base no configurador online da Toyota em outubro de 2018.

Toyota Etios 2019 – motor

Os motores são os mesmos. Há o 1.3 Dual VVT-i flex, que desenvolve 88 cv com gasolina e 98 cv com etanol, a 5.600 rpm, e torque de 12,5 e 13,1 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, e o 1.5 Dual VVT-i flex, que rende até 102 cv e 107 cv, a 5.600 rpm, e 14,3 e 14,7 kgfm, a 4.000 rpm, ambos com bloco e cabeçote em alumínio.

A linha do Toyota Etios 2019 oferece transmissão manual de seis velocidades e automática de quatro marchas.

Esse dupla de propulsores já é bem antiga na Toyota, mas é versátil e conta com grande oferta de peças e componentes na cadeia produtiva mundial. Eles chegaram mesmo a ser copiados na China.

A caixa de câmbio automática é a mesma do Corolla, também muito resistente e já consolidada, podendo ainda ser a mesma usada no superluxuoso Lexus LS 500h 2018, que tem no mesmo conjunto motriz, uma caixa CVT.

Para o futuro, a Toyota deve utilizar um propulsor mais moderno, possivelmente um 1.2 com Turbo nas versões mais caras do sucessor do Etios, assim como um 1.0 turbinado ou algo semelhante.

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Toyota Etios 2019 – desempenho

O Toyota Etios 2019 na versão 1.3 mostra uma performance animadora para um carro com motor desse tamanho. O propulsor 1.3 Dual VVT-i tem boa resposta em baixa rotação e certa esperteza que o faz ser elogiado na imprensa nacional. Se antes com câmbio de cinco marchas ele já atendia bem, agora com seis velocidades ele é ainda melhor.

O motor tem boa saída e retomadas interessantes, rodando geralmente abaixo de 2.500 rpm, garantindo economia e conforto. O câmbio tem bons engates e certa maciez, apresentando grande capacidade de redução e dificilmente pedindo quinta ou sexta no ciclo urbano. Na estrada, o 1.3 se mostra bem dimensionado para o Etios 2019, rodando na casa de 3.000 rpm com desenvoltura.

O Toyota Etios 1.3 não dispõe de tanta força assim na estrada, mas dá conta do recado em uma condução sem compromisso de performance e sem o carro lotado. No automático, a caixa tem quatro velocidades bem espaçadas, mas que se aproveitam bem do torque disponível no 1.3 Dual VVT-i para mante-lo na casa dos 2.500 rpm na estrada e abaixo de 2.000 rpm na cidade.

Nas ultrapassagens e retomadas, no entanto, o propulsor acaba tendo que subir até mais de 3.500 rpm para cumprir a missão com segurança. Aí, ele fica barulhento. Se a condução for mais agressiva, a rotação fica na casa dos 4.000 rpm sem cerimônia. Afinal, o motor 1.3 Dual VVT-i tem seu limite e a caixa poda boa parte com suas quatro marchas.

No caso do 1.5 Dual VVT-i, que equipa as versões mais caras do Toyota Etios 2019, o propulsor tem mais disposição, mas em alta rotação, sendo mais adequado para a estrada e menos para a cidade. Próximo do 1.3, ele deveria ser mais esperto em baixa, mas acaba passando a impressão de fraqueza nas saídas e retomadas.

O 1.5 precisa de mais de 3.000 rpm para responder de forma razoável, mas acima disso assume seu papel de opção mais potente, embora a diferença no geral não seja tão empolgante.

Os números de aceleração e velocidade mostram bem isso: 1.3 MT/AT faz 11,8/12,5 segundos e atinge máxima de 170 km/h em ambos. No caso do 1.5, o Etios 2019 precisa de 11,1/11,8 segundos para fazer o mesmo, respectivamente manual e automático. A máxima é de apenas 173 km/h. Ou seja, uma diferença de 3 km/h.

Por conta disso, não é tão vantagem ter o 1.5, mas se sua opção não for a versão X, então não há saída, terá de levar o 1.5 mesmo. O escalonamento de marchas no câmbio manual é boa, mas o automático de quatro marchas sofre mais para manter um bom ritmo sem exigir demais do motor.

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Em alta rotação e carregado, o Etios 1.5 2018 até que se comporta de forma razoável, considerando sua proposta.

No geral, mesmo não sendo um primor em estilo e muito menos em acabamento, o Toyota Etios é um bom carro para dirigir. Ele é leve e agradável ao volante, cuja assistência elétrica, precisa e progressiva. Os freios são bem ajustados, assim como o conjunto de suspensão, devidamente adequado à realidade brasileira.

A posição de dirigir é cômoda e a dirigibilidade de forma ampla é muito boa.

Toyota Etios 2019 – consumo

Cidade

  • Toyota Etios 2019 com motor 1.3 MT – 8,6 km/l com álcool e 12,6 km/l com gasolina
  • Toyota Etios 2019 com motor 1.3 AT – 8,2 km/l com álcool e 11,8 km/l com gasolina
  • Toyota Etios 2019 com motor 1.5 MT – 8,3 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina
  • Toyota Etios 2019 com motor 1.5 AT – 8,1 km/l com álcool e 11,9 km/l com gasolina

Estrada

  • Toyota Etios 2019 com motor 1.3 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina
  • Toyota Etios 2019 com motor 1.3 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
  • Toyota Etios 2019 com motor 1.5 MT – 9,8 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina
  • Toyota Etios 2019 com motor 1.5 AT – 9,2 km/l com álcool e 13,2 km/l com gasolina

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Toyota Etios 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.3

Preços 1.5

10.000 km

R$ 237,99

R$ 237,99

20.000 km

R$ 498

R$ 498

30.000 km

R$ 378

R$ 378

40.000 km

R$ 732

R$ 732

50.000 km

R$ 381

R$ 381

60.000 km

R$ 684

R$ 684

Toyota Etios 2019 – ficha técnica

Motor

1.3 Dual VVT-i

1.5 Dual VVT-i

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1329

1476

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

13:1

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 88 cv @ 5600 rpm / Etanol: 98 cv @ 5600 rpm

Gasolina: 102 cv @ 5600 rpm / Etanol: 107 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 12,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 13,1 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 14,3 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 14,7 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Manual 6 marchas / Automático 4 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/65 R14

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3777

3777

Largura sem retrovisores (mm)

1695

1695

Altura (mm)

1510

1510

Distância entre os eixos (mm)

2460

2460

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

270

Tanque (litros)

45

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

945

945 (MT) / 965 (AT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

0,33

Toyota Etios 2019 – fotos

Toyota Etios 2019: preço, consumo, versões, detalhes
Nota média 3.8 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email