Toyota: EV de 15.000 dólares na China sai por 50.000 dólares em outros mercados, imagine o preço no Brasil?

toyota bz3x 1
toyota bz3x 1

O novo SUV elétrico da Toyota, o bZ3X, mal começou sua trajetória internacional e já mostra que seu apelo de preço baixo pode não sobreviver fora da China.

Lançado por apenas 15 mil dólares no mercado chinês, o modelo está estreando em outros países com um preço quase inacreditável: cerca de 50 mil dólares na Etiópia.

E se esse valor já parece alto, imagine o que poderá acontecer se algum dia o modelo chegasse ao Brasil – um dos mercados com maior margem de lucro das montadoras em todo o mundo.

A matemática é simples: na China, o bZ3X custa a partir de 109.800 yuan, algo como 15 mil dólares. Equipado com duas opções de bateria, autonomia de até 610 km e um design voltado a famílias jovens, o modelo se tornou rapidamente um sucesso local.

toyota bz3x 2
toyota bz3x 2

Só no mês passado, superou rivais de peso como VW ID.3, BMW i3 e Nissan N7 em vendas.

Mas fora da China, o jogo muda. Em sua estreia na Etiópia, o mesmo carro chegou às lojas por cerca de 6,3 milhões de birr – o equivalente a 48 mil dólares.

É um valor altíssimo, mas nada intimidador quando vemos os preços aqui do nosso país, afinal, 48.000 dólares são “apenas” R$ 264.000.

Isso se deve à carga tributária sobre veículos elétricos no país africano, que pode chegar a mais de 90% somando impostos de importação, IVA, tributos adicionais e retenções. Ainda assim, o valor levantou sobrancelhas, já que o objetivo do modelo era justamente a acessibilidade.

E se o valor triplicou em um mercado emergente como a Etiópia, o que esperar do Brasil?

Aqui, as montadoras historicamente praticam preços com margens muito acima da média global, graças a uma combinação de impostos elevados, custos logísticos, e uma cultura de consumo de veículos novos que permite repasses agressivos ao consumidor.

A possibilidade de ver um bZ3X custando perto dos 300 mil reais (ou ainda mais) por aqui não é exagero. Afinal, modelos importados e até mesmo nacionais com menos tecnologia e menor autonomia já beiram, ou superam, essa faixa de preço.

Com 4,64 metros de comprimento e espaço interno generoso, o bZ3X traz bons argumentos de venda, como o sistema inteligente de condução Momenta 5.0 e um pacote tecnológico digno de categorias superiores.

toyota bz3x 3
toyota bz3x 3

Mas todo esse conjunto pode se tornar irrelevante se o preço final no Brasil torná-lo inacessível para a maior parte da população.

O caso do bZ3X mostra mais uma vez como o desafio da eletrificação no Brasil vai muito além da infraestrutura: ele começa no preço.

E, se depender da lógica de mercado atual, o carro mais barato da Toyota poderá custar, por aqui, o mesmo que um modelo premium na Europa.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.