A Toyota revelou o interesse em uma picape média que terá na Ford Maverick uma referência para concorrer, bem como a Hyundai Santa Cruz, focada essencialmente no mercado americano.
Mark Templin, diretor de operações da Toyota nos EUA, revelou à Bloomberg que a montadora está analisando uma picape média para brigar com essas duas e o que mais aparecer pela frente.
Além de Templin, a Bloomberg ouviu Cooper Ericksen, um alto funcionário responsável por planejamento e estratégia da Toyota nos EUA, que deixou claro que a marca “poderia realmente se sair bem nesse segmento. É uma questão de timing”.
Nos states, a mídia está em dúvida sobre a origem da picape, que poderia ter chassi como no modelo Hilux Champ ou monobloco, um derivado do Corolla.
Como a produção será basicamente feita nos EUA, agora por conta das tarifas de importação elevadas, provavelmente o monobloco será a opção mais aceita, uma vez que os rivais também são assim.
O Corolla tem produção nos EUA, embora a picape Tacoma também seja feita lá e ela usa chassi de longarinas. A questão, porém, é que os clientes que serão alvo da nova picape não são os consumidores tradicionais de picapes.
Nesse caso, a plataforma TNGA-C é uma opção que pode ter um potencial maior para a Toyota do que somente o mercado americano.
O motivo é que ela é fabricada também no Brasil e, como sabemos, teremos aqui uma picape média monobloco para rivalizar com Fiat Toro e Ram Rampage, além é claro da Ford Maverick.
Nos EUA, assim como no Brasil (atualmente), existem duas plantas de produção da Toyota que fazem Corolla e Corolla Cross, sendo este último numa planta associada com a Mazda.
Com produção também no Sudeste Asiático, a picape se tornaria global e reduziria muito os custos para a Toyota e atrairia clientes em várias partes do mundo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!